Pular para o conteúdo principal

Surtos ocasionas de xenofobia sulista

 Chegando meio de soslaio presenciei dia desses em frente a uma clínica de fisioterapia, uma conversa esquisita entre dois senhores de meia idade, que me deixou profundamente aborrecido. Dizia um deles, sitiante: "Olha, o Sul estaria bem melhor se a gente não tivesse que sustentar o povo lá de cima, do Nordeste, que quase nada produz. Parte da nossa riqueza vai tudo pra lá".
O outro, que me pareceu gerente de loja, concordou:" Também acho isso. E o governo fica tirando o dinheiro da nossa região para sustentar gente que não trabalha, com bolsa família. A gente tem dó daquele povo por causa da seca, mas eles é que atrapalham um maior desenvolvimento do resto do país".
Entrei na conversa, eeducadamente e falei que os dois estavam enganados, porque o Nordeste é rico, produz uma variedade enorme de coisas, tanto na indústria quanto na agricultura (citei o exemplo de Irecê na Bahia, grande produtor de feijão), falei da indústria do turismo, da produção cultural, das riquezas naturais - baixita, petróleo , etc. Não convenci , mas eles ficaram penstivos e meio envergonhados pelo que deu pra perceber. Ao sair, recomendei entrar no YouTube e ouvir a música Nordeste Independente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.