Pular para o conteúdo principal

O trabalhador no bico do urubu



ESTÁ EM MARCHA BATIDA A MÁQUINA DE TRITURAR DIREITOS TRABALHISTAS NO BRASIL


Por falta de tempo na sua sessão dessa quarta-feira o Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento do Recurso Extraordinário 958.252 que questiona a Súmula 331 do TST. Esta súmula admite a terceirização mas só das atividades-meio, não das atividades-fim e ainda por cima mantém a contratante dos serviços terceirizados como solidária nos passivos trabalhistas.

A Celulose Nipo Brasileira (Cenibra) decidiu entrar no STF com um recurso visando anular essa responsabilidade solidária bem como permitir a terceirização de atividades fim. O objetivo é reduzir custos com a terceirização, mas , tirando também do contratante a responsabilidade de arcar com as verbas rescisórias caso a terceirizada dê o calote no empregado.

Caso a Suprema Corte aceite o recurso, estará avalizando a terceirização no Brasil, inclusive com a aceleração do processo de votação do projeto de lei do deputado Sandro Mabel. A decisão do STF por si só cria o que os advogados chamam de jurisprudência. Uma vez derrubada a súmula do TST, cerca de 12 milhões de subcontratados ficarão pendurados na brocha. Sem contar que a liberação de atividades-fim pode converter cerca de 27 milhões de trabalhadores em subcontratados.

O STF apenas adiou o julgamento, mas vai julgar provavelmente na próxima semana. As centrais sindicais estão em estado de alerta, ainda mais depois que o Supremo derrubou a desaposentação, apesar dessa questão já ter sido pacificada pelo STJ. Se os ministros aprovarem o Recurso Extraordinário estaremos diante de uma ameaça real de enfraquecimento da CLT, que pode até estar precisando de atualização mas nunca de desmantelamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Canalhice econômica

  O Lula e a Dilma fizeram um superávit primário gigantesco, acumularam reservas de quase U$ 400 bilhões para Temer e Bolsonaro torrarem. Agora, por exemplo, o Conselho Monetário Nacional autorizou repasse de R$ 325 bilhões do BC ao Tesouro Nacional. Pra que? Pro Bozzo pagar juros da dívida pública e ficar bem com o mercado, meio injuriado por causa da fritura de Guedes e das ameaças de rompimento do teto de gasto.