Pular para o conteúdo principal

"Não sabe o imbecil, que da sua ignorância..."!


Sei que muita gente torce o nariz quando o assunto é  Roberto Requião.  Compreensível , pois afinal de contas,  o seu comportamento agressivo e sempre descortês com aqueles que o contrariam causa antipatia e às vezes repulsas. Esse lado  do senador também confesso que não gosto e até lamento, porque não fosse isso ele já teria sido candidato viável a presidente da república. Porém, uma coisa não tem como negar: Requião é de uma consistência ideológica e intelectual impressionante. Sem falar na coragem que ele adiciona à sua condição de um dos grandes oradores do parlamento brasileiro.
Esta semana Requião subiu à tribuna do Senado e fez um discurso que só não teve grande repercussão  porque ele é uma espécie de persona non grata da mídia comercial, a qual não poupa em seus ácidos pronunciamentos.

Pegando como gancho o texto  O Analfabeto Político de Bertolt Brecht , Requião detonou ocupantes das cadeiras no Congresso Nacional, o atual governo , o poder judiciário e setores da sociedade, compostos por analfabetos políticos graduados. A peça oratória é muito forte mas deveria servir como texto de cabeceira para que os brasileiros de bom senso reflitam na cama.
O discurso é longo, mas reproduzo alguns trechos que achei muito fortes e que traçam, na verdade ,  um retrato de ponto grande da sociedade brasileira, começando pela definição do grande pensador alemão:
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.
Requião se reporta dessa maneira à “república dos analfabetos políticos”:
“Talvez estejamos vivendo hoje um dos momentos mais sombrios  da história do nosso país. Estamos assistindo ao esplendor da ignorância, da desinformação e do obscurantismo”.
“O analfabetismo político não é um privilégio dos iletrados, dos incultos. O analfabetismo político nesses dias tão trevosos da historia do Brasil dá os ares da sua desgraça no Parlamento, no Executivo, no Judiciário, no Ministério Público. Entroniza-se com fanfarras e foguetórios  nas redações da nossa gloriosa mídia comercial”.
“O Senado e a casa ao lado atulham-se de pessoas assim. O Brasil à beira da extinção e essa casa tomada por reivindicações corporativas. O Brasil à beira da extinção e os ocupantes dos assentos dessa casa e da casa vizinha, tomados por parlamentares voltados para o próprio umbigo, cegos para a realidade das coisas. Troca-se um cargo e  uma emenda parlamentar pela soberania do país”.
“Para o analfabeto político pouco importa se vendem as nossas terras e as nossas florestas, se entregam nosso petróleo e nossas riquezas minerais, se arrasam o parque industrial brasileiro”.
“Sob os aplausos da mídia venal, leiloam as hidrelétricas a preços de pipoca, entregando-as, pasmem ó analfabetos, a empresas controladas pelo estado francês, chinês ou italiano. Que se dá a eles, aos analfabetos políticos, se os gastos públicos são congelados por inacreditáveis 20 anos? Se provocam a contração da economia e depois comemoram a queda da inflação e a redução de juros, com uma economia totalmente parada? O que há a comemorar se liquidam direitos e pulverizam conquistas?”
“O Brasil à beira da extinção como nação soberana e os analfabetos políticos com a cabeça enterrada na areia. Os analfabetos políticos graduados não atilam que a grande corrupção, a mãe da corrupção no país é a entrega do país aos interesses imperiais, sempre a preços vil, sempre  sob tramites suspeitos, sempre promovido por gente suspeita, por gente escolada em todo tipo de compra e venda”.
“Ora, senhoras e senhores justiceiros, queridas e queridos, será que não ocorrem às senhoras e aos senhores que são essas pessoas que deveriam estar na cadeia? Pessoas que estão a frente da venda das hidrelétricas, do petróleo, de terra, da floresta amazônica, dos portos, dos aeroportos e das estradas? As senhoras e os senhores acreditam que dessa vez eles  estão agindo honestamente? São os mesmos que agiam ontem, que agem hoje nesse descalabro entreguista. Esta é a maior prova de que o combate a corrupção é apenas um biombo, uma tapadeira, um pretexto deslavado para a submissão total e irrestrita do Brasil à globalização imperial, ao capital financeiro vadio”.
“O analfabeto político está sempre pronto para aderir ao primeiro picareta que surja na esquina desfraldando as bandeiras da moralidade; o analfabeto político adora os administradores (entre aspas) , os “técnicos”, os “empresários” . O analfabeto político tem queda por apresentadores de televisão”.
“O analfabeto político em sua ignorância impermeável  está sempre alerta, eternamente vigilante para apoiar  até mesmo um Luciano Hulke , um Dória ou, talvez até um Alexandre Frota”.
“OH Deus misericordioso! |Senhoras e senhores,  arremato com a parte final do texto de Brecht : `Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta e o menor abandonado, o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e internacionais`.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.