Pular para o conteúdo principal

Se Kennedy e Khrushchov negociaram por que Biden e Putin não sentam pra coversar?

 

A OTAN foi criada para unir as potencias ocidentais, Estados Unidos à frente, contra a União Soviética. Se a União Soviética e seu braço armado Pacto de Varsóvia deixaram de existir, para que continuar existindo a OTAN? Claro que a Organização do Tratado de Atlântico Norte continuou e se fortaleceu para ameaçar a Rússia,  que nem por isso deixou de ostentar um grande poderio bélico, se afigurando como o gigante do Leste Europeu. Por óbvio, o avanço da OTAN sobre , principalmente , os países da região dos Bálcãs, nunca deixou de ser uma provocação a Moscou. 

 

O mundo já esteve perto de uma guerra nuclear desde o início dos anos 60. Basta lembrar o episódio da Baia dos Porcos, por onde os EUA tentaram derrubar o governo revolucionário de Fidel Castro e acabou  levando uma surra, que até hoje envergonha  o povo americano. Mas isso serviu para que o presidente Kennedy assistisse, impotente, a instalação de mísseis balísticos soviéticos na Ilha, distante pouco mais de 100 quilômetros da Flórida.

 

Kennedy, então, tratou de negociar a retirada dos mísseis, cedendo às exigência de Nikita Khrushchov e retirando mísseis americanos apontados para Moscou na Itália e na Turquia. Isso evitou uma guerra nuclear, embora a guerra fria continuou apavorando o Planeta. 


Agora, cadê uma estratégia minimamente sensata do governo Biden para negociar com Putin o fim da invasão à Ucrânia, com o reconhecimento de que a OTAN precisa se distanciar do cangote do Kremlin ? É isso que Putin exige. E é aí que mora o perigo para a humanidade, porque não dá pra negar que Putin é um louco, um psicopata, mas também não dá para ignorar que no meio dessas ameaças está o neonazista de Kiev, que faz de tudo para tornar a população do seu país em bucha de canhão, ao mesmo tempo em que deixa o mundo apavarado com a possibilidade de uma catástrofe nuclear.


 

 


Comentários

Décio disse…
O Biden é o mais louco de todos pois acha que pode acabar com a Russia sem ter uma 3° guerra mundial.
Rodrigo disse…
A imprensa burguesa pinta a Rússia como o agressor ignorando os últimos 8 anos de guerra na Ucrânia e as milícias neonazistas que já assassinaram 14mil pessoas.
As ações da Rússia na Ucrânia são de legitima defesa frente aos ataques do imperialismo.
Anônimo disse…
O ex-presidente Donald Trump tira “sarro” de Joe Biden, dizendo que o presidente russo “está errado, mas foi genial” em sua estratégia e que se ainda estivesse na presidência dos EUA “isso nunca teria acontecido”.

E a grande mídia recebeu isso em silêncio, sem acusações de “russismo” ou de antipatriotismo a Trump.

Por quê? Porque todos sabem que o atual presidente norte-americano conduziu muito mal a crise e que, neste momento, todas as vantagens estão com os líderes russos.

Biden sempre foi absolutamente imperialista. Pode não passar de uma múmia seca hoje, mas o sonho do mundo governado pelos EUA vem de décadas. Na época da Guerra do Iraque (2003), ele deu apoio total ao Bush e à mentira das armas de destruição em massa.
E hoje, apesar das piadas dos ministros russos, de "marcar férias na próxima data prevista da invasão", eles de fato invadiram.
Irineu disse…
Agora, a OTAN, aliança militar que não deveria existir para o bem da paz, sob o comando americano, instala bases e se implanta em diversos países ao redor da Rússia, assentada em governos pequenos e medíocres, eleitos em processos confusos a partir do fim da União Soviética.

A Rússia, já machucada pela extinção de um sistema político que ela comandava desde 1917, que havia gerado a segunda economia do mundo, grande população, imenso território, tecnologia avançada, vê-se cercada mais de perto na Ucrânia, com inimigos declarados que poderiam até usar armas nucleares, parte para o horror da guerra. Guerra que a humanidade já não mais imagina vivenciar.

Pela ausência de estadistas, a humanidade já havia amargado guerras estúpidas, idiotas, desde a Coreia e a cruel Guerra do Vietnã até mais recentes na Iugoslávia, Kosovo, Iraque, Líbia, Afeganistão e a pobre gente que sofre no Iêmen sob as armas sauditas/americanas.

Paira outro mal sobre todas as nossas cabeças: o aumento do fascismo nas áreas acobertadas pela OTAN, como se evidenciam nos grupos neonazistas na Ucrânia, com conexões malévolas até no Brasil,

Falta um estadista na Europa, à semelhança de De Gaulle, que se imponha diante do poder dos Estados Unidos para dizer aos americanos e aos russos que é preciso ter polos de equilíbrio no mundo, que se respeitam e dialogam para o bem da humanidade, e que nenhum país pode ser encurralado.
Dona Maria disse…
Há a previsão do preço do barril chegar a 300 dólares caso o ocidente resolva apertar as sanções contra a Rússia.

Os acionistas da petrobras estão amando a guerra e o jumento que nos preside.
Humberto disse…
O objetivo dos EUA é fazer da Rússia o que foi feito com a Iugoslavia. Recortar o país como se corta uma cartolina. A iugoslavia virou um punhado de país insignificante. Putin percebeu isso e lançou a ação defensiva antes que a Ucrânia ingressassem na OTAN. É um problema para os EUA nações grandes, fortes, com recursos naturais vide Rússia, China, Índia. Qualquer um que se atreva a entrar no caminho norte-americano é demonizado. Amanhã poderá ser o Brasil. Aliás já foi em certa medida. 1964 e 2016 é prova.
Ana Lucia disse…
Esta me cheirando uma 3° Guerra mundial.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema