Pular para o conteúdo principal

Ah, Putin mete medo? Que tal ficar de olho no Iran?

 


Quando Stálin invadiu a Finlândia em 1939, pensou que seria barbada. Não foi. Putin invadiu a Ucrânia em 2022 e imaginou que dominaria Kiev e derrubaria Zelenske em dois tempos, mas ainda não caiu na real de que o buraco é mais embaixo. Kennedy também projetou devolver à Sierra Maestra os revolucionários cubanos que em 1959 derrubaram o presidente pró-americano , Fulgêncio Batista. Resultado: seu exército de mercenários levou uma surra na Baia dos Porcos.

Os objetivos de Stálin e Putin eram parecidos mas não iguais. Um queria anexar e o outro usou o pretexto da autoproteção para mandar recado ao inimigo do Atlântico Norte. Kennedy não engoliu Fidel Castro e seus comandados mas o fracasso da sua investida acabou jogando Cuba no colo de Nikita Krushev, que  até usou a ilha para montar uma base de mísseis direcionados para a Flórida.

Desastres estratégicos tem sido comuns nas grandes potências, que parecem pouco se lixar com a vida humana, como tem acontecido com os próprios Estados Unidos em relação, por exemplo, ao Iraque, ao Vietnã e ao Afeganistão. O problema hoje, é que a diplomacia atual não chega aos pés da existente em tempos recentes. Isso assusta. E se Putin mete medo, é bom os Estados Unidos , a União Europeia e a própria Otan, prestarem mais a atenção no Irã, cujo enriquecimento de urânio está a todo vapor e a perspectiva de poderosas armas nucleares brotarem no Oriente Médio é uma realidade concreta.

 

 


Comentários

Anônimo disse…
Biden quer destruir a Russia a todo custo, ameaçou a China e o Ira está nascendo ai a 3° guerra mundial, com a destruição dos EUA.
Adelicio Júnior disse…
A Guerra é um câncer, pois não existe vencedor e sim derrotados, uns mais outros menos", Winston Churchill, após a segunda guerra mundial...

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.