Pular para o conteúdo principal

Desvalorização do professor compromete o futuro do país



Cerca de quatro entre dez professores do ensino fundamental não tem formação adequada para o que ensinam. Isso é consequência da desvalorização do magistério , cujo futuro é incerto se continuar esse quadro de recusa dos jovens em optar pela carreira de professor. Fortalecer os cursos de licenciatura e de complementação pedagógica é fundamental.
Mas isso só se quem poderia fazer é a universidade pública, que está sendo destroçada. As faculdades privadas, voltadas quase que exclusivamente para a formação de profissionais exigidos pelo mercado, pouco se lixam para essa realidade perversa da educação brasileira, pois formar professores é investimento de longo prazo, e investimento mais voltado para o desenvolvimento social do que econômico.
Portanto, qualificar e valorizar a formação de bons professores é papel do estado, que tem relegado desde sempre esse papel a segundo plano. Esse descaso, convenhamos, encerra uma espécie de crônica da tragédia anunciada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.