Pular para o conteúdo principal

O calcanhar de Aquiles de Moro interceptado pelo The Intercept



   Vamos lembrar aqui que quando se viu em dificuldades extremas no seu relacionamento com o Congresso Nacional, Dilma decidiu recorrer à experiência e à habilidade de Lula para que, na Casa Civil, o ex-presidente pudesse atuar como interlocutor e assim, politicamente, tentar  barrar o impeachment em andamento. Dilma estava no seu direito de nomear Lula, então sem condenação, o que naquele momento era recomendável, não só para o bem dela, mas do país.
     Mas aí entrou uma dupla sediada em Curitiba , que tinha o telefone da presidente grampeado, o que numa democracia, daria cadeia para o grampeador, fosse ele quem fosse. O grampo interceptou uma conversa entre Dilma e Lula. A presidente dizia ao ex: "O Bessias está indo aí levar o termo de posse pra você assinar”. Moro interveio , mexeu os pauzinhos e impediu a posse. Feito isso, Dilma ficou ainda mais vulnerável, e sem a presença de Lula em seu governo, foi empurrada com extrema rapidez para o cadafalso.
   A reportagem do site Intercept Brasil mostra de maneira muito clara, como a força tarefa, liderada por Moro e Dalagnol , agiu, naturalmente em desacordo com os preceitos constitucionais. Não sou advogado, mas ouso traduzir para alguns amigos leigos que não estão entendendo direito a gravidade da revelação desse fim de semana.
   Seguinte: geralmente um processo envolve duas partes, o acusado e o acusador. O acusador, no caso é o Ministério Público e o acusado, Lula, o alvo principal da Lava-Jato. Ao juiz, cabe a neutralidade, porque é ele que vai analisar e julgar conforme as provas existentes nos autos. Se o juiz faz tabelinha com uma das partes, seja com o acusado ou o acusador, ele está extrapolando das suas funções e tomando partido. Fazendo isso, ele agride a liturgia do cargo e qualquer que seja a sua sentença ela já vem contaminada pelo vírus da parcialidade. 
  Parece que é isso que está em questão nesse momento.Em estando contaminada, a sentença de primeira instância que condenou Lula no caso do tríplex teria que ser revista e, republicanamente anulada. Acho que não precisa ser operador do direito para entender isso. Ou precisa?


Comentários

Anônimo disse…
Ha muita coisa nebulosa no roteiro da rouba a jato 2.5 bilhoes e a midia bandida escondeu. Exemplo: Advogado Tacla Duran. Blogueiro, nao gosto de citar nomes de outros, por respeito ao seu, mas o desespero de 02 jornais da Capital, é de lavar a alma. A casa caiu. Dia 14 eu VOU.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?