Pular para o conteúdo principal

A narrativa predominante que leva a sociedade brasileira para o hospital ou para o cemitério



Uma das coisas mais danosas, principalmente nesses tempos de pandemia, é a potencialização da supremacia dos direitos individuais sobre os direitos coletivos. A narrativa predominante do governo Bolsonaro caminha nessa direção. E em nome desses direitos, o presidente prega o “liberou geral” para o porte e a posse de armas, o que se constitui num incentivo claro à violência e, por conseguinte, à barbárie.

Em nome da liberdade individual, para que o individuo faça o que lhe der na telha, sem precisar respeitar o direito do outro, é que o Brasil vai caminhando a passos largos rumo a estruturação de milícias, inclusive digitais. A consequência mais visível dessa narrativa é velocidade devastadora com que se espalha o coronavírus no Brasil, próximo de se tornar o novo epicentro mundial da tragédia sanitária. E por que isso? Porque a ideia de liberdade individual leva à oxigenação do negacionismo e que leva ao relaxamento das políticas de distanciamento social, chegando ao absurdo  de desaconselhar o uso de vacinas, como ocorreu, por exemplo, com a fraca cobertura da vacinação contra a gripe.

Chega a assustar a maneira pouco civilizada como as pessoas se aglomeram, inclusive em festas privadas, cada vez mais frequentes, em vários pontos do Brasil. Dia desses, até um secretário de estado foi flagrado em um churrasco numa repartição pública na cidade de Umuarama.

 Em Maringá, tem sido frequente a realização de eventos sociais em residências e de aglomerações em fundos de boteco, onde pessoas se encontram para beber, conversar e extravasar, geralmente sem preocupação com distanciamento ou uso de máscara. Ouvi um cidadão de bem dizer, que ele é livre e a Prefeitura não tem o direito de lhe obrigar a ficar em casa e a andar com “fucinheira” (expressão dele para se referir à mascara).

A matriz dessa maneira de pensar é sem dúvida o discurso de supremacia dos direitos individuais sobre os direitos coletivos.  Quando um cidadão não se dá conta de que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aí é sinal de que a sociedade está de fato muito doente. E adoece ainda mais quando o país tem um presidente que distorce diariamente os conceitos de cidadania.


Comentários

Hudson disse…
Perfeito o seu texto Messias, é isso mesmo, isto acontece em Maringá porque aqui ainda o gado respeita o Bozo assassino e vejo também perfeito o comentário de um anônimo no post anterior, ele foi muito feliz no seu comentário que é este:

"Muito se deve a eleição do Bozo(capitão da morte, filho de satanás) aos zumbis evangélicos,sim tem evangélicos decentes sim, mas 80% dos evangélicos são falsos cristãos,vão a igreja toda semana, dizem seguidores de cristo mas são fariseus seguidores do demônio, usam a religião para esconder suas ilegalidades perante ao senhor e a LEI, 80% deles são adúlteros, prostitutas,ladrões, traficantes, pedófilos....)"

Concordo plenamente, foi o tempo em que ser evangélico era ser pessoa descente, hoje ser evangélico é sinal de filho de satanás.
Anônimo disse…
Como o assunto é evangélicos, pois bem, conversei com meu primo que é evangélico o que ele achava do Bolsonaro não ter projeto algum para o Brasil e principalmente não ter projeto para o combate do coronavirus? ele disse que isso é culpa do PT, de Cuba e da Venezuela.
Perguntei também o que ele achava do Bolsonaro pegar o avião do estado brasileiro, gastando dinheiro de nossos impostos com um monte de gente, enquanto estão morrendo milhares de brasileiros com o conoravirus e ir participar do churrasco em Goias na fazenda do cantor Amado Batista? ele disse que isso é culpa do PT, de Cuba e Venezuela.
Desisti.....O presidente é o Bozo, se o PT roubou tá pagando ou já pagou e está fora do governo faz 4 anos, o presidente é o Bozo, vai ser burro assim lá.....
Anônimo disse…
BOLSONARO O SENHOR DO DEMÔNIO DISSE:

"E daí? Não sou coveiro. Cala a boca e quem é de direita toma cloroquina e esquerda toma tubaina. Como não sou fraco, doente ou idoso e com meu histórico de atleta, não sou chance para essa gripezinha. Dá licença que vou andar de jet-ski e depois passear com um cavalo no meio do gado, digo, povo
Além disso, é o destino de todo mundo". (Boçalnaro, Jair M.)
João disse…
BOLSONARO NÃO É CRISTÃO E SEUS SEGUIDORES TAMBÉM NÃO

Sempre interpretei o uso da palavra “mas” como uma negação do que se diz antes dela. No caso desse presidente significa que ele não se importa com a morte de mais de 30.000 brasileiros. Muitos deles o elegeram.

DITADURA MILITAR FOI UM ATRASO PARA O BRASIL

Antes do golpe militar de 1964, o Brasil despontava como a grande potência do futuro. Tinha riquezas naturais abundantes, tinha muita água doce, tinha uma imensidão de terras agricultáveis e começava a se industrializar. O PIB do Brasil era maior que o da China. Os comunistas da China apostaram na educação e na industrialização com tecnologia própria. O Brasil apostou no emburrecimento progressivo da população para que os eleitores votassem em políticos corruptos, facilmente enganados por fake news. Os militares apostaram na abertura do país às indústrias estrangeiras.

PODE PIORAR

Bolsonaro é é faz tudo isso é ainda assim há a turma cega que finge que ele governa para a população qd na verdade ele o faz é para si e seus filhos. Triste do país governado pelo demônio.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.