Pular para o conteúdo principal

Privatizar a água é um crime de lesa pátria



Em lugar nenhum do mundo a privatização da água e da coleta e tratamento de esgoto deu certo. No Brasil, um dos países com maior potencial de água doce do planeta, entregar essa riqueza para o capital privado é criminoso.
Olha só: França, Argentina, Índia e Japão, bem que tentaram mas estão voltando atrás. Motivo: aumentos absurdos das tarifas e falta de investimento.
Nos Estados Unidos, segundo levantamento do deputado carioca Marcelo Freixo, apenas 6% dos municípios entregaram seus sistemas de saneamento a empresas privadas.
A Inglaterra caiu na esparrela de privatizar a sua água e se deu mal. A população passou a pagar tarifas abusivas e as empresas tiveram lucratividade de 142% nos últimos 9 anos.
Aprendamos com a Alemanha, que rompeu uma parceria público-privada que tinha para abastecer Berlim, porque ao capital privado só interessava os lucros.
Então, voltemos ao caso do Paraná, que está aqui bem pertinho de nós e conhecemos bem. A Sanepar foi semiprivatizada a partir do governo Lerner, tendo como grande acionista um consórcio franco-brasileiro. Resultado: de lá pra cá, os investimentos em água e tratamento de esgoto diminuíram, principalmente nos sistemas menores, que dão pouco lucro. Além disso as tarifas explodiram e com uma alteração de métodos, milhares de famílias paranaenses foram jogadas para fora da tarifa social.

Resumo da ópera: o marco legal do saneamento básico, oriundo de projeto de lei do governo Bolsonaro e relatado pelo bilionário senador Tasso Jereissati , havia sido aprovado pela Câmara Federal, agora passou pelo Senado e vai ser sancionado pelo presidente da república.
Significa mais um retrocesso que o Brasil vai enfrentar no campo social.
Alguém imagina que esse marco legal vai melhorar o saneamento básico no Brasil? Espere sentado.


Comentários

Carlos disse…
Tinha que ser totalmente do estado, o que não ocorre no Brasil, a Sanepar por exemplo 51% é do estado e 49% são do mercado, ou seja de acionistas que pressionam o governo para aumentar o preço da aǵua, por isto que pagamos este preço absurdo de tarifa de água, portanto para nós paranaenses a água já é mercadoria faz tempo, pagamos uma tarifa altíssima para os acionistas ficarem cada vez mais milionários, isto sem falar que estas companhias estão cheios de cargos comissionados indicados por políticos, corrupção e farra das empreiteiras.
Anônimo disse…
Darcy Ribeiro já dizia que somos um povo erguido sobre os pilares da ignorância e escravidão.
#NaoAPrivatizacaoDaAgua
#aguanaoemercadoria
#DigaNAOaoPL4162
Décio disse…
O que me deixa mais triste é que o Cid Gomes do PDT foi favorável a essa lei. Mentiram para povo dizendo que haverá universalização dos serviços e diminuição das tarifas. As empresas estatais herdarão as cidades menos atrativas, e o Estado terá que subsidiar o seu funcionamento, pois os grandes centros ficarão com a iniciativa privada. As tarifas vão aumentar e déficit público também.

Resumindo, bilhoes dos nossos bolsos vao para as mãos de algns poucos mega empresários, os "empregos" gerados serão com salários de fome, os serviços continuarão ruins.
Branco disse…
Estas empresas de saneamento são um cabide de emprego e deitam e rolam nas costas do contribuinte "povo" sem produtividade e com preços exorbitantes.
BIsconcin disse…
Gosta de estatizar quem quer viver mamando nas tetas do estado,ter um cargo fantasma,ganhar com desvio de dinheiro público. Além do mais,estamos vendo como está ótimo o modelo atual,não é? a água da SANEPAR e carissima e me responda o que a SANEPAR faz para despoluir o sujo e podre rio Pirapo que se encontra cheio de bosta? simplesmente nada.
Anônimo disse…
Destruição de um bem que era do povo. Estão entregando nas mãos de empresários.
Anônimo disse…
HOMERO MARCHESE FUTURO PREFEITO DE MARINGÁ!
O DEPUTADO QUE ESTÁ ENFRENTANDO OS CRIMINOSOS DA CIDADE!
Rodrigo disse…
Mesmo que privatize, são obras que terão efeito na vida da população daqui 20, 30 anos. Imaginem quanta corrupção nesse processo terremos, quantas interrupções , quantos recursos etc.... Como sempre quem pagará a conta de tudo isso serão os pobres. Reconheçamos que se este setor ficar nas mão do (des)governo (digo não só Bozo,mas todos, o PT tbem ficou 13 anos e pouco fez nessa área), quem realmente precisa de saneamento , terá este serviço somente em 50, 60 anos ou mais. Vamos ser realistas, nada anda neste país, nada.
Irineu disse…
“O PDT votar a favor da privatização da água é um escárnio e uma afronta a Brizola e ao trabalhismo. Assim como o foi quando seus parlamentares votaram a favor da reforma trabalhista e da reforma da Previdência Social.

Como a direção atual do PDT, Carlos Lupi à frente, seus parlamentares e seu líder maior, Ciro Gomes, não são trabalhistas nem defendem ou praticam os ideais de Brizola, estão se lixando pelo o que o PDT já foi: uma tentativa de resgatar o trabalhismo e se inserir nas lutas sociais e nacionais do povo brasileiro.

Lupi ascende à direção do PDT com a morte de Brizola, em um processo cabuloso, Brizola já em avançada idade, machucado com o que lhe fizeram Marcelo Alencar e Garotinho e a falta da devida consideração do PT ao alcançar o poder. Lupi faz um condomínio na direção do partido, enche o PDT com figuras sem qualquer compromisso com o interesse público, distribui cargos de direções estaduais e municipais, as verbas do fundo partidário e eleitoral, legendas para candidaturas.

Perpetua-se como dono do PDT, o partido torna-se sua propriedade, emprega familiares e sua turma. Procurou jogar para fora figuras autênticas e de lutas trabalhistas e brizolistas. Assume o Ministério do Trabalho e enxovalha o partido com escândalos de licenças sindicais, desvios de verbas de formação de mão de obra e outros.

O PDT está a serviço do deslavado e ignóbil neoliberalismo do Paulo Guedes e dessa turma reacionária e fisiológica do Congresso e da política brasileira, apesar de contar com núcleos de resistência firmados nos ideais de Brizola e trabalhistas. Todos a serviço dos grupos econômicos, em especial do sistema financeiro.

Não é correto e nem justo dizer que seus parlamentares traíram o partido e Brizola. Eles são o que são. Os Gomes sempre foram da Arena, da turma do Tasso Gereissati, do PSDB e seus vínculos atuais com o DEM. Nada a ver com Brizola ou o trabalhismo.

Certamente o Lupi e a direção vão dizer que não poderão fazer nada com esses parlamentares, pois prejudicarão o fundo partidário. Gostam muito de dinheiro. Assim como outros partidos igualmente deixaram de ser instrumentos da luta do povo brasileiro.

Mas a história está aí para registrar. Com tristeza, naturalmente.

Vivaldo Barbosa – professor, ex-deputado federal (PDT-RJ), deputado constituinte, secretário de justiça do primeiro governo Brizola (1983-86), membro da executiva nacional e presidente estadual do PDT-RJ durante o período Brizola.
Joao Maria disse…
Legal. Agora o Brasileiro vai tomar banho na latinha de refrigerante.
Anônimo disse…
DENUNCIA GRAVÍSSIMA DE MARACUTAIA EM MARINGÁ:

https://www.facebook.com/homeromarchese/photos/pcb.2658970277707188/2658968574374025/?type=3&theater

Carlos disse…
Quer dizer que o pastor evangélico Bolsonariano(falso cristão e fariseu) Rogerio Calazans(que só falta dizer que Bolsonaro é o representante de Deus aqui na terra) tava querendo comprar o prédio para o PROCON(com dinheiro publico) mas ele queria indicar um corretor que era assessor dele, ou seja para dividir a comissão da compra, desde quando o estado precisa de corretor para comprar prédios? isto é maracutaia das brabas, isto é roubo, isto é corrupção.
Zé disse…
Esta tentativa de corrupção do ROGÉRIO CALAZANS só comprova aquilo que eu sempre digo, foi o tempo em que ser evangélico era sinal de pessoa decente, hoje 80% dos evangélicos são pilantras, corruptos, traficantes, milicianos, prostitutas....

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.