Pular para o conteúdo principal

A Casa Branca é tão responsável pela guerra quanto o Kremlin

 

Putin sinalizava desde 2014, com a invasão da Criméia que a Ucrânia seria questão de tempo. O recado foi ignorado pela OTAN, que continuou , irresponsavelmente, avançando sobre o Leste da Europa. O pior de tudo, é que as provocações continuam. Putin está ensandecido, mostra-se um líder insensível, um psicopata disposto a tudo . Por outro lado, os Estados Unidos, que lideram uma organização desnecessária, pilota sanções que prejudicam não apenas o Kremlin , mas afeta todo o mundo. E qual o progresso obtido até agora ? Nenhum. Putin está cada vez mais raivoso e ameaçador, enquanto o presidente da Ucrânia continua flertando com a OTAN e transformando os ucranianos em buchas de canhão.

 Em uma entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros, Vladimir Putin foi taxativo já em 2021 sobre sua intenção de conter o avanço da OTAN rumo ao Leste. “Isso é inaceitável”, disse, lembrando de maneira enfática e com certa irritação: “Fomos nós que colocamos mísseis na fronteira com os Estados Unidos? Não, os Estados Unidos é que vieram com seus mísseis para perto de nós”. Ele considera que os flertes da Organização do Tratado do Atlântico Norte com a Ucrânia é algo que fere e ameaça a segurança da Rússia.

Na verdade, chega a ser meio paranoico esse discurso do presidente russo. Mas vamos combinar que os Estados Unidos, que é uma potência campeã em invasões e massacres de populações nativas de vários países periféricos, é tão responsável quanto Putin pela guerra na Ucrânia. Os norte-americanos , seja seu presidente republicano ou democrata, se julgam donos do mundo. Vide exemplos emblemáticos como o Vietnã, nos anos 1960; como o Iraque, nos 80,90; como o Afeganistão no início dos anos 2000 e por aí vai. E o que dizer das tramas para derrubar presidentes democraticamente eleitos, como foi o caso de João Goulart, no Brasil?

Se Putin é um satanás, e parece querer provar que sim, o que seria o ocupante da Casa Branca? Trump era uma figura patética mas sempre ameaçadora à paz mundial. Biden parecia na campanha, ser um pacificador. Uma vez na Casa Branca, está provando exatamente o contrário.

 


Comentários

Jorjão disse…
Para deter a escalada da Rússia sobre a Ucrânia é preciso deter a escalada da sinonímia Otan/EUA/União Europeia sobre a Rússia.

Pretender fazer que o exército russo recue, de rabo entre as pernas, mantendo as quase “atômicas” sanções à Rússia é não só uma impossibilidade como uma sangrenta imprudência.
Décio disse…
A questão é fácil de resolver: a Rússia abre mão de sua influencia sobre a Ucrânia, em contrapartida a Inglaterra devolve o Ulster à Irlanda e abre mão da Escócia e País de Gales (o tal Reino Unido, o maior engodo da História). Os EUA devolvem o Alaska à Rússia, mediante indenização, e abrem mão do Havaí e Porto Rico, retirando também o covarde embargo à Cuba. A França reconhece a independência de todos os seus territórios ultramarinos, enquanto a Dinamarca libera Groenlândia. Que tal, Ocidente?
Dona Maria disse…
E tem toda a razão, é muito triste o que se passa na Ucrânia mas também é triste o que USA e companhia fazem no Oriente médio.
Marta disse…
Os politicos norte americanos, especificamente os democratas, querem estender o tempo dessa guerra para capitalizarem votos. Esse atual presidente é bem pior do que o antecessor. Um cinico e hipocrita pior do que Trump, quem diria!!! Percorram o dinheiro e vào descobrir a causa. A industria de armas e as petroleiras mais uma vez à frente dessa farsa. Quem sofre é o povo da Ucrania e os russos são demonizados pela midia que certamente tem o seu quinhão. Canalhas.
Anônimo disse…
Os bolsonimos são tão burros, não existe outra forma de identificá-los que estão apoiando do comunista Putin contra a Ucrania pois o Bozo viajou para a Russia para garantir o fertilizante para o agro pop, mas o Putin acabou de cortar a exportação do tal para o Brasil kkkkkk.
Tiago disse…
E os evangélicos pentecostais bolsonaristas estão apoiando o massacre o Putim a Ucrânia, eles são fariseus falsos cristãos que comemoram mortes de inocentes, incluindo crianças, são devotos de satanás.
Vocês estão esperando lógica e senso crítico de quem não tem cérebro, até porque se fossem dotados desse discernimento jamais seriam o que desgraçadamente são, não é?

Dois monstros que precisam ser apeados do poder: Putin e Bolsonaro.

Ué, e o combate ao comunismo. Para bolsominion, sendo leste europeu é comunista, né? O Putin pra eles é comunista quando interessa e é conservador quando interessa. Todo bolsominion é binário e por consequência limitado.

Para quem atacou o comunismo até agora, e depois vira a casaca, é difícil explicar, mas o sujeito não foi á Rússia para uma visita, foi la para contratar hackers, para tentar fraudar as eleições, porque no voto perde mesmo.

Anônimo disse…
A Europa virou um parque temático da civilização ocidental. Museus, salas de concerto, bibliotecas, palácios, fortalezas etc. Bem cuidados para atrair a única coisa que a Europa atrai: turistas. Há décadas nenhuma produção relevante. Quem faz o mundo andar nas últimas décadas são Japão, Coréia do sul, China, Rússia e EUA. Ainda assim, os EUA estão se tornando um parque temático deles mesmos e por isso, no futuro, vai ficar às moscas. Quem vai se interessar por aquilo?
Os russos estão cozinhando em banho maria a desmoralização dos EUA/OTAN. Embora seja um momento indesejável e perigoso, aproveitam cada momento de vexame do ocidente o máximo que puder enquanto arrasta a ocupação.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?