Pular para o conteúdo principal

Um truca , o outro manda cortar. A paz mundial que se foda

 



A ameaça de 3ª. guerra existe porque existe a OTAN. Criada em abril de 1949 com o objetivo de conter uma possível tendência expansionista da União Soviética, deixou de ter sentido quando a URSS se esfacelou e o Pacto de Varsóvia se desfez. A que propósitos serve a Organização do Tratado do Atlântico Norte? Serve aos propósitos de Tio San, que continua achando ser uma potência hegemônica.

A Rússia, que perdeu protagonismo na geopolítica mundial com o fim da União Soviética sente-se ameaçada pela OTAN, que parece não parar de querer cooptar países do Leste Europeu. A Rússia, claro, se sente ameaçada. Ainda mais depois de perder 5 milhões de quilômetros quadrados e 150 milhões de habitantes por culpa, acha Putin, da frouxidão de Mikhail Gorbachov.

A Ucrânia era uma das 15 repúblicas que formavam a União Soviética , que se esfacelou em 1991, pondo fim à guerra fria. Desde então, vem se aproximando do Ocidente e tentando se livrar do domínio do poderoso vizinho, sempre incomodado com  essa aproximação e possibilidade de ver Kiev  ser incorporada pela OTAN.  

 

Com Boris  Iéltsin, que sucumbiu na Vodka, a Rússia se incomodava menos. Com Putin, um ex-agente secreto da temível KGB, a coisa mudou. Já em 2014 ele mandou um duro recado ao Ocidente, invadindo e anexando a Criméia. Faltou, então, à  OTAN, Estados Unidos à frente, entender o recado e agir diplomaticamente para não despertar a ira de Moscou.

 

O Kremlin é pois, um leão ferido. Só que sob Putin, não parou de se armar. O poderio bélico russo é hoje maior do que o dos Estados Unidos. Então, com toda essa força militar não mão, Putin iria aceitar desaforo?

A Ucrânia é vital para Moscou manter seu protagonismo no Leste, até porque é a Ucrânia uma espécie de costela do Kremlin. Basta ver que a maioria da população russa tem parentes que vivem na Ucrânia, onde também se fala russo. O aceno de Zelensky à OTAN deixa Putin ainda mais possesso e, por conseguinte, mais perigoso para o mundo. O gesto do presidente comediante de suplicar pela entrada do seu país na Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma provocação que, invés de conter Putin, o atiça ainda mais.  E é aí, exatamente aí, que mora o grande perigo.  Que Deus tenha piedade de nós.

     


Comentários

Anônimo disse…
E o Biden enganou todo mundo, ele quer acabar com a Russia a custa da morte de milhões de pessoas.
Irineu disse…
O mundo parece empenhado num jogo suicida que vai se expressar nos indicadores financeiros globais lá fora antes daqui, por conta do providencial reinado de Momo, ainda que restrito a bailes de salão e ao sistema bancário.

O ditado popular de que não se cutuca onça com vara curta bem que poderia ser traduzido agora por um “não se encurrala urso, muito menos ferido”.

Mas a onda de propaganda, esta espécie de “partido único” que vem em ondas, desde que o mundo se tornou unipolar consegue inverter situações e transformar qualquer adversário das ideias hegemônicas em em um “agente russo” (agora não dá mais para falar em “agente comunista”) e fazer com que se interdite o debate sobre a quem serve este conflito na Ucrânia.

Portanto, é melhor fazer perguntas do que produzir afirmações, porque estas acabam sendo sujeitas à desqualificação que este tsunami ideológico produz.

A primeira pergunta é porque não estamos vendo um ataque militar à semelhança dos que vimos quando um exército armado dos mesmo meios que tem o russo, com chuvas de mísseis e foguetes caindo sobre o centro de Kiev e levas de jatos supersônicos? Afinal, há ali um “distrito do Governo”, tanto ou mais cheio de simbolismo e, sobretudo, um cenário para demonstração do poderio dos mísseis, foguetes e té da artilharia russa, cujo alcance supera os 30 km de distância a que se encontram as suas forças.
Jorjao disse…
Se você é “contra a guerra” e nunca se queixou da ação dos EUA no Iraque, Afeganistão, na Somália, Líbia, Síria, Bolívia, Iuguslávia etc, você não é “contra a guerra”. Você só está sendo acionado para reforçar a narrativa que, na prática, dá aos EUA o direito de fazer o que quer.
Décio disse…
Vcs se recordam de quando o Ocidente destruiu o Iraque sob acusações falsas e então, simplesmente, se apropriou das reservas de ouro do país?
Militares americanos tiraram fotos deitados sobre o ouro e essas fotos ficaram famosas mundialmente.
Mas quase todo mundo já se esqueceu.
Raimundo Nonato disse…
O discurso do Biden é ódio puro.
Ele está comemorando a destruição do sistema econômico russo e
Acabou de dizer que vai caçar todos os oligarcas Russo .

Isso não vai dar certo não.
Anônimo disse…
Não podemos esquecer quem provocou e mantem essa guerra, foi os americanos com a OTAN. Europa deixando o seu futuro nas mãos americanas, que só pensa no seu! Triste!
Parece que os EUA e a OTAN não acreditam que Putin esteja falando sério quando fala em armas nucleares e dobraram a aposta. Acho perigoso dar um xeque mate em uma potência nuclear como a Rússia.
Deusdete disse…
Um desejo de que o conflito venha a ser resolvido sem derramamento de sangue, mas sem ignorar que os causantes e culpados de que a tragédia tenha chegado a tal ponto são, em primeiro lugar, os Estados Unidos e os membros da aliança guerreirista da OTAN.

Não podemos deixar de levar em conta que a vitória dos Estados Unidos e de sua máquina da morte redundaria numa condenação de nosso povo e de todos os demais povos dos países não hegemônicos a muitos mais anos de sofrimento e espoliação nas garras do imperialismo.
Anônimo disse…
HOJE MEU VIZINHO ESQUERDISTA VEIO ME ZOAR:

-QUER DIZER QUE VOCÊ ACREDITOU QUE A RAINHA DA INGLATERRA TAVA TOMANDO IVERMECTINA?

RESPONDI:

-E VOCÊ, QUE PASSOU UM MÊS COMEMORANDO A VITÓRIA DO BIDEN COMO SE ELE FOSSE UM GRANDE DEMOCRATA HUMANISTA? COMECAMOS A CHORAR 😡😡😡
Dona Maria disse…
Na minha perspectiva, enquanto a Rússia não cortar o gás da Europa, é porque as coisas ainda não estão ao nível de oferecer grande perigo para a estabilidade deles. Sabe-se que eles vêm se preparando há anos para blindar a economia deles.
A Ucrânia será sacrificada única e exclusivamente para aumento do poderio político e econômico do câncer do planeta, os Estados Unidos. Até quando tantas nações do mundo civilizado vão se ajoelhar e submeter aos interesses do Grande Satã?
Marta disse…
Os idiotas amestrados dos americanos vão desafiar Putin ao ponto de uma decisão letal dele: um ou mais "brinquedos" nucleares que, além do massacre, podem contaminar partes da Europa pelos próximos 100 anos. Enquanto isso, o verdadeiro câncer do planeta vai continuar sua obra de desagregação, desunião e ódio, a salvo na América do Norte.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?