Pular para o conteúdo principal

O calcanhar de Aquiles de Moro interceptado pelo The Intercept



   Vamos lembrar aqui que quando se viu em dificuldades extremas no seu relacionamento com o Congresso Nacional, Dilma decidiu recorrer à experiência e à habilidade de Lula para que, na Casa Civil, o ex-presidente pudesse atuar como interlocutor e assim, politicamente, tentar  barrar o impeachment em andamento. Dilma estava no seu direito de nomear Lula, então sem condenação, o que naquele momento era recomendável, não só para o bem dela, mas do país.
     Mas aí entrou uma dupla sediada em Curitiba , que tinha o telefone da presidente grampeado, o que numa democracia, daria cadeia para o grampeador, fosse ele quem fosse. O grampo interceptou uma conversa entre Dilma e Lula. A presidente dizia ao ex: "O Bessias está indo aí levar o termo de posse pra você assinar”. Moro interveio , mexeu os pauzinhos e impediu a posse. Feito isso, Dilma ficou ainda mais vulnerável, e sem a presença de Lula em seu governo, foi empurrada com extrema rapidez para o cadafalso.
   A reportagem do site Intercept Brasil mostra de maneira muito clara, como a força tarefa, liderada por Moro e Dalagnol , agiu, naturalmente em desacordo com os preceitos constitucionais. Não sou advogado, mas ouso traduzir para alguns amigos leigos que não estão entendendo direito a gravidade da revelação desse fim de semana.
   Seguinte: geralmente um processo envolve duas partes, o acusado e o acusador. O acusador, no caso é o Ministério Público e o acusado, Lula, o alvo principal da Lava-Jato. Ao juiz, cabe a neutralidade, porque é ele que vai analisar e julgar conforme as provas existentes nos autos. Se o juiz faz tabelinha com uma das partes, seja com o acusado ou o acusador, ele está extrapolando das suas funções e tomando partido. Fazendo isso, ele agride a liturgia do cargo e qualquer que seja a sua sentença ela já vem contaminada pelo vírus da parcialidade. 
  Parece que é isso que está em questão nesse momento.Em estando contaminada, a sentença de primeira instância que condenou Lula no caso do tríplex teria que ser revista e, republicanamente anulada. Acho que não precisa ser operador do direito para entender isso. Ou precisa?


Comentários

Anônimo disse…
Ha muita coisa nebulosa no roteiro da rouba a jato 2.5 bilhoes e a midia bandida escondeu. Exemplo: Advogado Tacla Duran. Blogueiro, nao gosto de citar nomes de outros, por respeito ao seu, mas o desespero de 02 jornais da Capital, é de lavar a alma. A casa caiu. Dia 14 eu VOU.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.