Pular para o conteúdo principal

E a hierarquia do Poder Judiciário, como fica?


Estranhei muito o anúncio da coligação "A Mudança Continua", tentando dar  a entender que a  candidatura Pupin estava liberada pela justiça. De fato,  os pedidos' de impugnação , feitos em ações  do PT e do Ministério Público,  foram negados na primeira instância, mas aceitos na segunda, inclusive por 6 a 0 em  decisão colegiada e confirmada na sequência pelo mesmo TRT ao apreciar o primeiro recurso. Não é preciso ser advogado para saber que uma decisão de segundo grau torna sem efeito a de primeiro grau. Logo, a Coligação  ignorou a hierarquia do Poder Judiciário , em claro desrespeito ao Tribunal Regional Eleitoral. 
         Na verdade, Pupin não está impugnado por implicância dos adversários, mas porque a lei é clara quanto à inelegibilidade do vice que assume seis meses antes da eleição no primeiro mandato e seis meses antes  no segundo mandato.
    A esperança repousa no caso Alkmin, numa jurisprudência que não tem nada a ver
com o caso em questão. Alkmin foi vice de Covas em dois mandatos, mas não assumiu
nenhuma  vez antes da eleição no primeiro mandato e assumiu definitivamente no correr do segundo mandato, com a morte do titular.
Pupin  pode reverter a situação no TSE? Pode, claro que pode. Mas depois do parecer da subprocuradora geral eleitoral, isso ficou muito, mas muito difícil mesmo.
Como  já sabiam os   cidadãos da Roma antiga, a lei é dura, mas é lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?