Pular para o conteúdo principal

João se foi. Chega de saudade...




POR QUE JOÃO? PORQUE JOÃO NÃO SE EXPLICA, É JOÃO,O "JOÃO DA BOSSA NOVA". 
------------------------------ 

Por que João Gilberto era João Gilberto? Por que a MPB deve tanto a ele? Por que o Brasil foi tão cantado lá fora graças ao baiano de Juazeiro? Quem o ouvia pela primeira vez não tinha a menor noção do tamanho desse cantor de voz mansa e de uma batida de violão muito próxima do samba. Ele quase não compôs, mas era uma espécie de Rei Midas da interpretação. Tudo que gravava era sucesso. Gravou 119 músicas, todas aconteceram.
A primeira música que ouvi de João Gilberto foi o Samba de Uma Nota Só. Não gostei, preferi a Míriam Batucada, que batucando numa caixa de fósforo não deixava quieto quem a ouvia. Mas, mesmo não entendendo bulhufas de música, fui domesticando meus ouvidos para obras primas como Retrato em Branco e Preto, Chega de Saudade e no Tabuleiro da Baiana. Adorei “O Pato”, que João Gilberto interpretou com maestria, inclusive o "quem, quem!!".
Qual o segredo de um intérprete de voz pequena? Talvez , como disse um crítico musical que não me lembro o nome, tenha sido “o sussurro hipnotizante, avesso à latinidade caricata que fazia os estrangeiros confundirem samba com salsa e bolero”. João traduziu para uma linguagem universal a riqueza poética e melódica da verdadeira Música Popular Brasileira.
Viva João, viva a Bahia que deu João para o mundo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?