A cineasta/documentarista Petra Costa perdeu o Oscar para ninguém menos que o casal Barack-Michele Obama, que assina “ Indústria Americana “. Em sua chegada ao Teatro Dolby, ela protestou contra a falta de solução para o caso Marielle enquanto a índia Guajajara, gritou em defesa da Amazônia. Além de segurar um cartaz com a pergunta “Quem mandou matar Marielle Franco?”, Petra falou de demoracia e da ameaça fascista que ronda o Brasil para uma rede de tv americana. Bolsonaro deve ter adorado.
Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?
Comentários
Nos contentamos com as migalhas dessa visibilidade que Democracia em Vertigem nós permite, mas a verdade é que o mundo todo saber que foi golpe e não está nem aí, exceto, talvez, pelo desconforto que lhes causa a destruição da longínqua floresta tropical.
Esta mentira, que na verdade é um amplo conjunto de mentiras entrelaçadas, tem sido a sustentação toda a justificativa do regime implantado pós-ruptura democrática de 2013/2016. E o filme contribui poderosamente para a destruição desta sustentação. Quando acontecer dela ruir, e isso vai se dar muito em breve, vai deixar o atual regime e seus governos inteiramente desprovidos de razões morais e materiais para existirem.