"À PRIMEIRA VISTA, pareciam encartes de ofertas como os de
qualquer supermercado do país, com descontos nos preços de feijão, arroz,
farinha, fubá, leite e diversos outros itens de primeira necessidade. Mas
bastava fixar a atenção para perceber o detalhe: todos os preços terminavam com
o mesmo valor – 17 centavos, inexplicavelmente grafados em tamanho maior que o
normal.
A data não deixava dúvidas: as
ofertas eram válidas até 27 de outubro de 2018, véspera do segundo turno
das eleições presidenciais. O 17 era o número do então candidato Jair
Bolsonaro. Em Roraima, onde os folhetos circularam, também era a dezena do candidato
a governador Antonio Denarium – ambos, à época, filiados ao PSL.
Foi um caso flagrante de
abuso de poder econômico promovido pelos donos das principais redes varejistas
do estado. Graças a uma denúncia feita à Polícia Federal, uma investigação
resultou em dois processos aceitos pela Justiça Eleitoral, que correm sob
sigilo. Curiosamente, ambos têm apenas Denarium como réu, embora os prováveis
crimes de que eles tratam tenham beneficiado também o presidente Jair Bolsonaro".
. The Intercept Brasil
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