Pular para o conteúdo principal

Guedes quer acabar com a indústria da Construção Civil e botar milhares de engenheiros no olho da rua




O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, disse que a decisão anunciada em Davos pelo ministro da Economia, Paulo Guedes ,  de acabar com a política brasileira de compras governamentais e liberar também o mercado brasileiro para empresas internacionais, vai acabar com as empresas brasileiras e aumentar de maneira dramática o número de engenheiros desempregados. O problema não é a concorrência, ressalta, é o fato do governo querer atrelar os serviços de obras de engenharia à concessão de financiamentos. 

“Isso vai nos colocar em uma posição de dependência absoluta do investidor externo. É mais um passo no sentido da recolonização do Brasil”, disse o Celestino. Segundo sua avaliação "não é o Estado que contrata o serviço, e sim o investidor financeiro,  que traz com ele a projetista, a construtora e a montadora dos serviços de engenharia”.

A política anunciada por Guedes, então, complementa uma política de destruição da engenharia brasileira. “Há uma política deliberada de exterminar a nossa capacidade de competição, que não começou agora, começou com Joaquim Levy no final do segundo governo Dilma. Paulo Guedes agora, quer aprofundar isso. O projeto de desmonte da indústria brasileira da construção civil foi agravado com Temer e agora vem o governo Bolsonaro para fechar a tampa do caixão.






Comentários

Anônimo disse…
Mas foi justamente para isso que os milionários da extrema direita, a mando da plutocracia, elegeram esse governo. Para fazer do Brasil inteiro, ai incluso o povo semi-escravizado, propriedade particular do bilionários nacionais e internacionais.
Carlos disse…
Uma coisa sempre esteve clara para mim, é que essa classe media metida a burguesa, dos quais tomam parte esses clubes de profissionais que os representam, como o dos engenheiros, médicos, e outros de mesmo nível de escolaridade, apoiaram o golpe e com ele todas as nefastas consequências que estão vindo e ainda por vir. As excessões ficam na conta de alguns raros profissionais. A questão é que esperavam que a desgraça ficasse localizada apenas naquelas classes que costumam arcar com as desgraças praticadas por governos desleais, ou delinquentes, como esse. Eles merecem. Uma pena é que por ser país pagam todos pelo egoísmo e egocentrismo culturais dessas classes.
Décio disse…
O Brasil, de Naçào esta pegando o caminho de um retrocesso como colonia . Se tornando um lugar de esploraçào
desenfrenada dos homens e da naturezza onde impera as leis do profito e da ditadura dos fortes e dos ricos, nào importando os custos humanos e ambientais . Uma colonia do capital internacional fornecedora de materias primas e produtos agricolos e pecuarios . Os Brasileiros vao ser os "indios" do seculo XXI .
Paulista disse…
CELESTINO... CELESTINO... QUANDO VOCÊS APOIARAM O IMPICHIM FAJUTO E GOLPISTA DA DILMA E A PRISÃO DE LULA, SEM CRIME, VOCÊS ABRIRAM A PORTA PARA O DIABO IANQUE!
AGORA, O GOLPE VAI ATÉ O FIM... A LIQUIDAÇÃO DE VOCÊS PRÓPRIOS!
AFUNDA BRAZIL BOSÓ!
Puxa que sujeito "ixperto". Agora que ele descobriu isso? Até então não tinha percebido?
Anônimo disse…
Este governo está sendo instruído para destruir e não para construir são traidores da pátria, este senhor disse tudo. Essas pessoas que assumiram o governo do país vieram com o ânimo de acabar com tudo, de não deixar pedra sobre pedra.
Muitos engenheiros Bolsominios, Exatamente, parece que levaram uma mordida de vampiro e nacionalismo virou alho, conteúdo nacional virou cruz. Serra pego pela Lava a Jato com US$28 milhões acabou de ter a decretação da prescrição ontem, em decisão sigilosa. Depois venham com esse papinho de combate à corrupção.
Valdir disse…
Temos um sujeito perigosíssimo no comando da economia. Um homem desses não poderia gerir nem a economia da ilha de Bongo. E ele diz com a maior cara de pau que o Brasil não pode continuar sendo um paiseco que só tem um punhado de empreiteiras familiares atrasadas, e deve partir para ser um glorioso país avançadíssimo que contrata suas obras com as melhores empreiteiras dos Estados Unidos e da Europa. E a que obras ele se refere? A que obras fantásticas ele se reporta? Então, esse senhor de pequenos negócios, agora investido da missão de fazer grandes negócios, um passadista quadrado passando-se como o dernier cri da modernidade santificada e sem corrupção, desconhece que há pelo país centenas de construtoras capazes de fazer qualquer obra com a mais avançada tecnologia? Este seu governo vai terminar sem assentar sequer um tijolo em nenhum lugar do país, a não ser para construir no máximo uma escola militar. E este negociante, tomado por uma sanha incurável de dar, de vender, de conceder tudo o que possa a qualquer um que não sejam os brasileiros, os quais ele deve estar a julgar a partir de seu próprio complexo de vira-latas, pois este negociante está confiado em que ninguém do Brasil conhece o próprio Brasil, e que todos os brasileiros podem cair no seu bico doce, a começar pelos crédulos empresários que por ele poderão estar condenados ao desaparecimento puro e simples, já que ele não morre de amores por nada que não possa ser vendido rapidamente.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.