Pular para o conteúdo principal

O escravo defendendo o escravizador


Comentários

Anônimo disse…
Vemos no artigo do VE a mesma luta que se trava mundialmente nos ringues locais, como é o caso do ringue Brasil: capital produtivo X capital financeiro. Com o segundo levando vantagem por larga margem, o primeiro vai desaparecendo ou restringindo-se a lutar pela sobrevivência, assim como os indivíduos ligados ao trabalho vão sendo empurrados ao corner da subsistência pelos que estão inclusos no mundo da rentabilidade artificial do dinheiro, que se tornaram mais e mais os senhores de sua própria existência e proprietários da existência alheia. Como cada vitória aumenta o poder de fogo desta turma, e suas falhas são politicamente empurradas como "crises que temos de solucionar", justificando assim o uso do dinheiro público para sanar vícios privados através das políticas austericidas, não há muita razão para imaginar qualquer chance de reviravolta. Infelizmente, no Brasil foi imposta, com sucesso raro no resto do mundo civilizado, a ideia-força do dinheiro como legitimador de dominação, o que leva a aberrações como ler brasileiros defendendo a virtual extinção das fontes de renda da maioria de seus compatriotas, sem nem mesmo a preocupação em demonstrarem alguma empatia. A ideologia do lucro pelo lucro não permite tais escrúpulos, como bem sabem os funcionários mais humildes e os publicitários mais bem sucedidos. Assim, não creio em recuperação do parque industrial brasileiro, mas em sua transformação em um grande quintal de "maquiadoras" para explorar a revenda de excedentes de produção alheios aos nossos poucos e alegres "consumidores" locais, ávidos em poder mostrar aos vizinhos a posse do mais "recente e moderno" gadget, pois não basta ter, o importante é ostentar, certo? Aos demais, restará a tarefa diaria de catar no lixão a sobrevivência diária. Adoraria estar errado, temo não estar.
Irineu disse…
ivemos uma sociedade de classes sempre em conflito, mas as classes dominantes têm muito mais possibilidades de manter suas posições enquanto dominantes nas estruturas sociais por força do controle que possuem sobre as informações, os discursos socialmente postos, e analisados em conformidade a interesses estritos que se colocam como gerais.

Nasce daí o estranho fenômeno do pobre de direita que, além de não reconhecer a sua pobreza material e intelectual, decorrente das limitações que lhes são impostas pelo sistema social do capitalismo, barrando seu acesso à educação, à cultura, à saúde, e logo aos empregos mais bem remunerados, com maiores possibilidades de ascensão social em razão do manejo de novos conhecimentos, que propiciam melhores posições sociais e de classe, bem, o pobre de direita, que se diz nem pobre nem de direita, luta inutilmente por duas coisas: 1) ascender socialmente, o que só consegue dentro de limites que o impedem de ultrapassar o estamento social a que está sistematicamente condenado; 2) ser reconhecido não como de direita, mas como ser racional que age conforme princípios bem fundamentados.

Esse pobre de direita encontro todos os dias. Alguém que considera, é claro, as definições de esquerda e direita ultrapassadas, enquanto defende todas as concepções mais ultrapassadas do mundo, e todas elas bem classificadas como de direita. Posições que ora relativizam discursos socialmente dados como o racismo e a misoginia, o machismo e a exploração do homem pelo homem, ora simplesmente assumem tais posições como legítimas, havendo aqueles que simplesmente não reconhecem tais males, postos como “naturais” do ser humano.

Enfim, o pobre de direita, sem saber, realiza o trabalho de difusão dos conceitos sociais que o oprimem, que o fazem ser o sujeito que vive para pagar contas, que despreza tudo que é diferente, considera que todos os males sociais decorrem daqueles que não se ajustam à sociedade e, por vezes, respondem com violência, devendo por isso sofrer as piores consequências possíveis de um Estado ocupado exclusivamente na repressão de tais recalcitrantes com perseguição sistemática, tortura, execução sumária. O sujeito que não pode fruir a vida, pois na maior parte do tempo está submetido à realização do trabalho, sob as formas mais brutas. E que ainda assim sonha, através desse trabalho, ascender socialmente, fazer parte dos privilegiados que tem direito ao consumo, sendo isso tudo o que reconhece como poder de um cidadão em uma sociedade legalmente regulada, e que, hipoteticamente, reúne cidadãos em seu consorciado para que todos realizem, juntos, o grande trabalho de prover, a todos seus integrantes, os mesmos bens e direitos, que na verdade vão muito além da felicidade de comprar, de possuir coisas, de se integrar a um modo de vida que considera imperativo a exploração do meio social e ecológicos para satisfação de seus apetites sumários.
Cássio disse…
Enquanto isso o Bozo disse que não vai a DAVOS, mas o que que um analfabeto iria falar em um Fórum Econômico internacional?
- tolices
- baboseiras
- trololó de retardado
- merda
- ler poemas de Ustra
- ensinar a bater continência,marchar, dar ordem unida e lustrar bota.
- Como matar uma vereadora
- ensinar a dar porrada em índio e tacar fogo na floresta
- mandar todo mundo TNC e irem pra PQP
- mandar se informarem no posto Ipiranga
- Dizer Trump I Love You
Luiz disse…
Dilma deixou 387 bi de dólares em reservas internacionais... Com ela o gás de cozinha custava 38 reais... Hj, nossas reservas estão abaixando assustadoramente e o gas de cozinha esta 81 reais.... E pobre de direita jura que hj está melhor....

Nunca tinha ovido falá no Bolsonaro. De repente me aparece um Zédendágua com uma rapa de filho cabeçorra sustentado pelo povo fazendo arminha com o dedim e ganham a eleição. Agora vem o preço pelo burrada uai... Baixa credibilidade, má gestão pública, divida pública nas alturas, nem segurança alimentar tem neste país mais, coisa bíblica isso, desde de José do Egito os países desenvolveram um métodos de garantir que a fome não atinja seus cidadãos. Mas aqui é diferente, tem que sobrar dinheiro pra política corrupta secular!

Lucio Roberto disse…
Ontem o ministro da educação Weintraub escreveu "imprecionante" no Twitter kkkkk
Ele e o Moro vão ter que voltar para a escola kkkkkkk
Esse ministro tem a cara do governo Bozo que está destruindo a imagem do Brasil no Exterior. O maior jornal inglês, The Guardian, resumiu o governo Bozo: uma mistura de desqualificados, lunáticos e perigosos.
Esse é o nosso ministro da "educassão" . Estamos bem.
Bolsonaro disse que Weintraub as vezes dá uma escorregada no português pq um dia ele quebrou o ombro.
O Bozzo fez ESCOLHAS TÉCNICAS pros Ministérios kkkkkkk.
Votaram num palhaço e não querem q o governo seja um circo ???
Nunes disse…
Viva TIM MAIA!! Esse país não pode dar certo: puta se apaixona, cafetão tem ciúmes e pobre é de direita! Quá quá quá

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.