Pular para o conteúdo principal

Eles vieram tirar o sono de quem não os deixam dormir



Quem são os Black Blocs? Para a polícia e a grande imprensa, são vândalos e drogados, marginais que ganham o asfalto para quebrar tudo e afrontar o establishment. Mas cientistas políticos sintonizados com a dialética dos movimentos sociais preferem enxergá-los como ativistas que, valendo-se de táticas anarquistas, procuram destruir os símbolos do capitalismo e afrontar o poder do Estado .
Seus rostos são cobertos por tocas e seus peitos, até aqui de mágoa, tentam se vingar da violência da polícia nas periferias, principalmente nos confrontos com os sem teto ou mesmo com o crime organizado, cujas balas perdidas atingem exatamente as vítimas  da desigualdade.
A Veja tem sido alvo da fúria dos Blakc Blocs , porque na visão deles a revista se esmera na criminalização dos movimentos sociais, principalmente daqueles que saem às ruas para gritar contra a violência do Estado. A deturpação das suas bandeiras pela grande mídia, faz desses neo-anarquistas  grupos de “manifestantes enfurecidos”, que incomodam, ameaçam, assustam.
Quem são eles? De onde vêm? Segundo apurou o portal Brasil de Fato, são  oriundos de bairros pobres e periféricos, em sua maioria trabalhadores e estudantes que convivem diariamente com a insegurança. Estão ali “por um motivo muito claro que é a luta contra o símbolo do capital, visando proteger aqueles que se propõem a ir contra o capitalismo”. E então, passam uma mensagem ainda mais clara: “Aqui ninguém manda e ninguém obedece. Destruímos bancos porque eles servem ao capitalismo. Eles geram miséria, ódio, tristeza e desavença na população”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.