Pular para o conteúdo principal

Bem aventurado o Velho Chico





O Eixo Norte do projeto de integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional está praticamente pronto. As águas do Velho Chico vão, logo, logo, beneficiar 12 milhões de nordestinos até 2017. A transposição era inimaginável até alguns anos atrás , embora este fosse um sonho antigo, sonhado já no século XIX.
Orçado  em R$ 8,5 bilhões, o projeto de transposição vai irrigar o semiárido , segundo os técnicos sem prejudicar o curso do rio. Apesar das muitas contestações (houve até greve de fome de um bispo no início das obras durante o primeiro governo Lula), o projeto traz benefícios que jamais a sofrida população nordestina sonhou . O relatório de impacto ambiental concluído em 2007 apresentou dados muito positivos, inquestionáveis sob o ponto de vista técnico.

Gostem ou não, falem o diabo dos governos Lula e Dilma, ninguém vai poder subestimar a importância da transposição, que deverá libertar uma área gigantesca do semiárido da seca inclemente, levando água a 12 milhões de brasileiros. Por maior que seja o desgaste do governo petista e sobretudo de Lula quando 2018 chegar, não será nada fácil para a oposição, liderada pelo PSDB, voltar ao Palácio do Planalto. Talvez isso explique tanta ira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.