Pular para o conteúdo principal

Crônica de uma sacanagem anunciada

Acredite se quiser, mas o Tribunal de Contas do Estado não apreciou até o momento as contas do ex-prefeito Jairo Gianotto. É o que me informa o vereador Valter Viana, lembrando também que as contas da gestão petista referentes aos anos de 2001 e 2002 não foram ainda objeto de análise. Mas as contas de 2003 já foram apreciadas pelo TC e encaminhadas à Câmara Municipal de Maringá, com parececer pela rejeição. Tenho informações seguras de que não há nada de errado com a prestação das contas dos dois prefeitos petistas - José Cláudio (até setembro) e João Ivo, a partir do falecimento do saudoso Zé.

A recomendação para que o legislativo maringaense rejeite as contas foi noticiada com estardalhaço pelo O Diário , que em nenhum momento questionou o fato do TC não ter apreciado ainda nem as contas de Gianoto, que conforme investigações intensas do Ministério Público, saqueou os cofres da Prefeitura.

Como entender isso? Simples: a rejeiçao das contas de 2003 pelo Legislativo cria dores de cabeça para João Ivo, que tornou-se alvo preferencial de forças políticas locais contrárias ao PT. Corre à boca pequena, que já estaria sacramentada a pré-disposição da bancada majoritária de rejeitar as contas, não importando se elas estão corretas ou não. O julgamento seria meramente político, provocado pela votação expressiva que João Ivo teve para deputado federal nas últimas eleições. O potencial eleitoral do ex-prefeito representaria uma ameaça para ao grupo que domina a política local no momento. Sendo assim, melhor é matar a provável candidatura do ex-prefeito no ninho.

Mas este tiro pode sair pela culatra. Ou como diria o filósofo Nerino: os vereadores correrão sério risco de terem o bumerangue que pretendem atirar, voltando contra a própria cara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.