20 de dezembro de 2010

Do rancho marradim de cipó ao Palácio Iguaçu, a festa foi de Chitãozinho e Xororó


O Palácio Iguaçu, reinaugurado sexta-feira, foi construído há 50 anos pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto. A esposa dele, dona Flora (99 anos de idade), foi homenageada na festa comandada pelo governador Pessuti e muito criticada pelo ex-Requião. O palácio ficou um luxo. Bom para o governador Beto Richa, que é quem vai usufruir da casa nova nos próximos 4 anos. Ou seria 8?
A festa foi embalada pelo show da dupla Chitãozinho e Xororó, que Pessuti chamou de "os meninos de Astorga". A propósito,os dois colocaram uma saia justa no prefeito Bega, que ainda não fez o portal na entrada da cidade que prometera.

Aliás, apenas como curiosidade: nem Chitãozinho (o mais velho) e nem Xororó nasceram em Astorga. Eles nasceram mesmo em Rondon, perto de Cianorte. Foram para Astorga ainda meninos e lá viveram a infância até a família Lima se mudar para São Paulo.
Quando os dois começaram a cantar em programas de auditório, se apresentavam como José e Durval. No programa Canta Viola , o apresentador Geraldo Meireles (TV Tupi) desdenhou do nome da dupla:
- Espera aí, José e Durval lá e nome de dupla sertaneja?
- Então meus filhos, como vocês são muito bons e tenho certeza que vão fazer muito sucesso eu vou dar à dupla o nome da música que vocês acabaram de cantar.
- Cantarolem de novo aí, vai?
- Eu não troco meu ranchim marradinho de cipó/Pruma casa na cidade nem que seja bangalô/ É o inhambu chitã e o xororó...

E assim nasceu para o mundo da música sertaneja uma das duplas mais bem afinadas do país.

2 comentários:

LUIS MEIRA disse...

Creio que o companheiro está um pouco enganado. É o contrário, eles nasceram sim em Astorga e viveram a infância em Rondom para onde a família se mudou.
Qualquer dúvida é só consultar o cartório aqui de Astorga.
Abraço.!

Joao Carlos Passari disse...

Messias,
você está enganado. Sua informação está ao contrário . Eles nasceram em Astorga e depois foram para Rondom. Na casa que eles nasceram e seus pais residiram por algum tempo, moram amigos meus.
No site da dupla ( http://chitaoxororo.uol.com.br/2010/) eles mesmo dizem que nasceram em Astorga. Entre no site, clique em biografia e você verá que eles mesmo estão dizendo que são de Astorga.