Pular para o conteúdo principal

Se assim é que lhe parece


A história está a se repetir, não se sabe ainda se como tragédia ou como farsa.
------------------------------------


“Operários”, esta tela aí de Tarsila do Amaral registra um momento histórico difícil para os trabalhadores das fábricas paulistanas do início dos anos 30, uma época em que não havia segurança jurídica para quem laborava e o aviltamento da massa salarial dava a exata dimensão da tragédia social que pairava sobre o mundo do trabalho.
Quase 100 anos depois (86 para ser mais preciso) o que temos hoje? Temos um país de predomínio do desemprego e da total insegurança jurídica dos trabalhadores formais . Esses, fulminados por uma reforma trabalhista sacana e ameaçados por uma reforma previdenciária perversa, sentem-se tão firmes no mercado de trabalho quanto um palanque em banhado.
A Lei de Murphy, que diz que tudo que está ruim pode piorar, é que guia o nosso exército industrial de reserva nessa era Bolsonaro. Era em que um Chicago Boy , banqueiro e investigado por operações fraudulentas na Bolsa, bate continência para o setor financeiro e manda a plebe rude ir lamber sabão. Tudo com a aquiescência do chefe, que toma a bênção de um certo Donald Trump e tem um Benjamin Netaniahu para chamar de seu.

Comentários

Anônimo disse…
Estamos voltando aos anos 80 e vem crise brava por ai.
Dona Maria disse…
Você viu como está caro as coisas no mercado? governo Bozo.
Juliana disse…
Rumamos aos anos 80 sim, qualquer pessoa que leu Keynes sabe que austeridade em tempos de recessão não resolve absolutamente nada. E o mercado interno, como fica? Querem que o Brasil seja nada além de um exportador de commodities? Que tal uma reforma tributária que cobre impostos de lucros sobre dividendos, grandes fortunas e itens de consumo de luxo? Que tal a implementação de regulação sobre as taxas de juros dos bancos (extorsivas, diga-se de passagem)? É um bando de tchutchuca mesmo...

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.