Pular para o conteúdo principal

Arriba, Paraguai!

O bispo Fernando Lugo acaba de renunciar ao sacerdócio para se dedicar integralmente a um projeto nacional de recondução do povo ao poder no Paraguai. Ele anunciou exatamente no dia do Natal que será candidato a presidente da república em 2008. Sua candidatura atende aos apelos insistentes da comunidade católica do país vizinho, que vê no agora ex-clérigo a única chance que o país tem de acabar com a hegemonia de 59 anos do Partido Colorado, do ex-ditador Alfredo Stroessner.

Desde a eliminação de Francisco Solano Lopes, por ocasião da Guerra do Paraguai no século XIX, que o Paraguai nunca mais se levantou. Era até então uma próspera república e com elevado grau de desenvolvimento social. De certa forma, ameaçava "contaminar" outros países da América do Sul com o seu exemplo nacionalista, de contraposição ao império britânico. O Paraguai foi massacrado pela Tríplice Aliança, liderada pelo Brasil de Caxias.

Os 59 anos de domínio do Partido Colorado impediram que o Paraguai evoluisse politica,economica e socialmente a partir da segunda metade do século XX. Tentou na primeira eleição diretra pós-Stroessner com Domingos Laino , mas as forças oposicionistas não conseguiram derrotar o Partido Colorado. Agora com o bispo Lugo, tem uma chance concreta de dar meia volta na política do atraso. Que os anjos digam amém!

Comentários

Anônimo disse…
Admiro a coragem deste homem de Deus, o bispo Fernando Lugo. Mesmo sabendo que com certeza ele irá sofrer sérias sanções do Vaticano, sem excluir a excomunhão "Latae Sententiae", prefere dar sua vida em prol da moralização política do Paraguai. Um gesto de martírio, pois sabemos que grande parte dos bispos do Paraguai, Argentina, Colômbia e outros, estão ligados aos poderosos. Nestes países a Igreja por meio dos bispos servem não ao povo sofrido, mas aos ricos opressores, tanto é que o episcopado paraguai já anunciou que não dará apoio nenhum para o Bispo Fernando. Quem sabe o exemplo deste homem santo, inspire força e coragem também no episcopado brasileiro, para que denunciem sem medo as injustiças cometidas no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?