Pular para o conteúdo principal

Esquerda e direita. Onde está a diferença?





Por mais que se diga que a caracterização ideológica não faz mais sentido, é bom saber que a divisão existe de fato. O espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos, desde a Revolução Francesa de 1789. Mais precisamente na Assembleia Nacional, quando os participantes se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. 
-----------------------------
Sim, é uma comparação rasa, mas serve para as pessoas que não tem a menor noção do que é ser de direita e de esquerda, compreender minimamente a diferença entre uma e outra forma de pensar e agir. Veja o caso do drama de migrantes que chegam à Europa por mar, às vezes em embarcações precárias e correndo sério risco de vida. Na Itália de Matteo Salvini, eles não podem aportar, porque para um direitista a questão humanitária não conta; em Portugal, onde governa uma coalizão de centro-esquerda, os refugiados são bem vindos; a Espanha, do esquerdista Pedro Sánchez se declara de braços abertos. E como vocês acham que o direitista Donald Trump trata os imigrantes pobres dos Estados Unidos? E como acham que pensa sobre os dramas sociais e humanitários o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, ultra-direita declarado? 
Bem, isso é muito pouco, quase nada para que você saiba as diferenças fundamentais entre direita e esquerda, mas é um indicativo. Se quiser se aprofundar no tema pode recorrer ao são Google que você vai encontrar muito texto esclarecedor.

Comentários

Anônimo disse…
Existem diferenças sim, quem é de direita mesmo sendo pobre ou trabalhador defende os grandes fazendeiros e latifundiários e dizem que os sem terras são bandidos, defendem os barões das escolas privadas e dizem que nas universidades publicas só tem maconheiros e prostitutas, e por ai vai...
Emilia disse…
Vou deixar o politicamente correto de lado e ser 100% honesta.
Nem em meus sonhos mais dourados eu imaginava que esse governo levaria a isso.
Cheguei a pensar até em coisas piores, como pessoas se agredindo e se matando nas ruas.
Mas o que está acontecendo é ótimo. É o melhor que poderia acontecer.
E não se trata de desejar mal para o Brasil e para os brasileiros, muito pelo contrário.
Trata-se de trazer à tona as verdades que podem fazer com que esse país volte para o rumo correto.
Extrema-direita é um regime criminoso, autoritário, que censura a imprensa e persegue, prende, tortura e mata seus opositores.
Neoliberalismo é um sistema (ou doutrina) decadente, que sempre alimentou miséria, desigualdade social, concentração de renda, desemprego e crises em países subdesenvolvidos e hoje em dia promove isso também nos países desenvolvidos.
Torcer para esse governo dar certo não seria torcer para um Brasil melhor, seria torcer para que a barbárie tomasse conta do país, em nome dos interesses do demônio chamado mercado.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.