Pular para o conteúdo principal

EUA x Venezuela



O Brasil poderia fazer a diferença no tabuleiro da geopolítica.
Poderia, mas com Bolsonaro isso é impossível

------------------------------
O petróleo é a principal e quase que única, fonte de renda da Venezuela. Pelo menos 93% das exportações venezuelanas vão para a China, Índia, Singapura e para os Estados Unidos. Mesmo com o bloqueio comercial os norte-americanos continuam comprando petróleo do país caribenho, mas dificultando os pagamento à estatal PDVSA. Pior do que isso: dificulta, por conta do bloqueio, a saída dos navios petroleiros da Venezuela para o continente asiático. É como se Donald Trump estivesse com as mãos apertando a garganta de Maduro, para que ele respire com dificuldade cada vez maior. Claro que isso por si só não explica a crise venezuelana, mas é a parte mais significativa do estado de miséria que vive aquele país. Porém, Nicolás Maduro não se dobra, como menos ainda se dobraria Hugo Chaves. A diferença é que Maduro é um déspota inculto e sem nenhuma habilidade para o diálogo.
Os diplomatas mais experimentados acham que sem negociação não há como solucionar o impasse. E o Brasil tem um papel fundamental nesse jogo de xadrez. Porém, nosso país está com capacidade quase zero de influir no debate, por conta de um presidente também déspota inculto e totalmente indisciplinado.
Vamos combinar que se o presidente brasileiro mal consegue pacificar sua base política no Congresso, quanto menos conseguiria articular uma frente de países latino-americanos para tentar colocar na mesa de negociações Trump e Maduro. Qualquer outro presidente brasileiro , exercendo o papel de liderança que o Brasil tem no continente , tomaria a iniciativa. Mas que país vizinho aceitaria a intermediação de Bolsonaro, se ele não se dá com quase ninguém, a não ser com Maurício Macri, próximo de ser apeado do poder (pelo voto) na Argentina?
Quando um bolsominion manda um crítico do "mito" ir pra Venezuela, é de se perguntar: por que não manda Bolsonaro descer da sua ignorância e agir pelo menos um pouco como estadista?


Comentários

Jorjão disse…
Enquanto isso o presidente incompetente fica desfilando em carro aberto e indo a estadio pra assistir futebol pra se aparecer.Vai trabalhar inútil,o meio ambiente pede socorro.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.