Pular para o conteúdo principal

A consciência crítica como passaporte para a liberdade

 


 

O fundamental da prática docente é absorver e potencializar a consciência crítica. Para além dos conteúdos que transmite, cabe ao professor também ensinar a pensar certo, com a percepção clara de que nunca podemos estar demasiadamente certos das nossas certezas. Isso é Paulo Freire, um dos maiores educadores do mundo em todos os tempos, que completaria 100 anos neste domingo. O pernambucano do Recife é um dos recordistas de  títulos de doutor honoris causa, honraria conferida a poucos por universidades do mundo a fora. Chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz  na década de 1990 e em 2012 tornou-se Patrono da Educação Brasileira, título que o governo Bolsonaro vem tentando cassar desde que  Abraham Weitraub foi guindado ao posto de Ministro da Educação.

Freire é eterno, irremovível da memória nacional e referencia maior de um Brasil que teria dado muito certo, tivéssemos  conseguido preservar a nossa democracia e mantido aqui cérebros como Freire, Darci Ribeiro, Milton Santos e Celso Furtado. O filósofo teve que fugir do seu país após o golpe militar de 1964, porque os ditadores da ocasião não conviviam pacificamente com o pensamento crítico. Simplesmente prendiam, deportavam ou matavam.

Freire zarpou para além mar e foi  no exílio que veio a aclamação internacional, que fez dele um dos mais importantes formuladores da pedagogia do oprimido. Tornou-se respeitado e admirado, graças ao seu rigor intelectual e sua visão radical do papel emancipatório da educação. Hoje, é um dos autores mais citados em artigos, livros e palestras  acadêmicas da área de ciências humanas.

Lá se vão 58 anos do método de alfabetização mais relevante nas discussões mundiais sobre pedagogia. E por maior e mais intenso que seja o período de obscurantismo no nosso país, eis que Paulo Freire se faz presente , sempre  para  nos trazer esperança e luz ao fim do túnel. Foi sua lanterna  que certamente iluminou a cabeça da juíza Geraldine Vital, da 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro, ao determinar que o governo federal deixe de praticar qualquer ato institucional que atente contra a dignidade do educador.  

Sobre Freire escreveu certa feita  o professor de filosofia da educação Ronald David Glass, da Universidade da Califórnia:  "Paulo Freire viveu sua vida no espaço da consciência crítica e é por isso que inspirou e energizou pessoas no mundo inteiro;  é por isso que seu legado se prolongará muito além de qualquer horizonte que possamos enxergar agora. Freire sempre estava buscando se tornar mais humano, tornar possível que outros fossem mais humanos e, se acolhermos esta busca com tanto amor e determinação quanto ele, então uma maior medida de justiça e democracia estará ao alcance de todos”.

Sua bênção Paulo Freire. Salve  o patrono da educação do Brasil, que esse modesto escriba teve o privilégio de conhecer pessoalmente quando ele esteve em Maringá para uma aula inaugural na nossa  UEM .

 

 


Comentários

Julio disse…
Sem dúvida um dos maiores intelectuais brasileiros, reconhecido no mundo todo aproximando o educando de seus hábitos, de seu problemas cotidianos para busca de soluções desafiantes e mais complexas. Viva Paulo Freire !
Diferentemente dos Fascistas, Paulo freire não colocou Harvard em Curriculum. Harvard coloca em sua grade (dela) Paulo Freire

Anônimo disse…
A essência da obra de Freire é totalmente política, no sentido nobre do termo, não no sentido da política partidária, por isso em todas as regiões do mundo, sua obra é lembrada como algo muito interessante para refletir sobre o futuro da educação contemporânea.
O objetivo da pedagogia freireana é fazer com que cada uma e cada um aprendam a dizer a própria palavra, ou seja, tenham a capacidade de ler o mundo e se expressar diante do mundo. É a pedagogia da autonomia, da esperança: libertadora no sentido de as pessoas terem as capacidades de se libertarem das opressões que buscam calá-las.

A maior parte dos que dizem rejeitá-lo nem é especialista em educação, acaba repetindo frases apregoadas por líderes reacionários com os quais se identifica.
Paulo Freire não é bem aceito pela extrema direita justamente porque sua filosofia não admite a doutrinação, o sectarismo do autoritarismo impede o reconhecimento de uma pedagogia verdadeiramente libertadora, então, Freire se tornou inimigo dos ideólogos de direita porque busca uma pedagogia libertadora, enquanto o modelo tradicional é uma pedagogia opressora.

Em vida, Paulo Freire foi homenageado por pelo menos 35 universidades de todo o mundo — entre as quais as de Massachusetts e a de Illinois, nos Estados Unidos; a de Genebra, na Suíça; a de Estocolmo, na Suécia; a de Bolonha, na Itália; e a de Lisboa, em Portugal. O brasileiro também foi reverenciado pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura, com o Prêmio Educação para a Paz, em 1986.
João Carlos disse…
PAULO FREIRE é odiado por aqueles que nunca leram um só ivro dele, é odiado por aqueles que não possuem capacidade intelectual e cognitiva de compreende-lo. PAULO FREIRE é o maior, a caravana passa e os cães ladram. O método Paulo Freire é consagrado no mundo e a boiada olavista da terra-plana berra no Brasil de bozo.
Paulo Freire é odiado pela extrema direita, a caravana passa e os cães ladram. O método Paulo Freire é consagrado no mundo e a boiada olavista da terra-plana berra no Brasil de bozo.
A extrema-direita só apoia os malucos, extremistas armados e ditadores. Exemplos: Bolsonaro, Weintraub, Sara Winter, Sikera Junior, Silas Malafaia, Donald Trump, provavelmente o Hitler. Todas as pessoas cheias de ódio e praticadoras do mal são adoradas pela extrema-direita. Pessoas intelectuais e estudiosos respeitados mundo a fora são odiados por aqueles que condenam as vacinas, mas idolatram armas. O que esperar desse tipo de gente? o unico alento é que é minoria, e depois que o ex-soldadinho for preso, essa minoria diminuirá muito mais.
Renata disse…
Viva Paulo Freire!!👏👏👏👏
Viva a Paulo Freire, empatia, vida, educação inclusiva.
Dona Maria disse…
O olhar de Paulo Freire para a humanidade nos faz ver que ninguém deve ser excluído ou oprimido. E que educar é um ato de coragem, de afeto, de alegria. #centenáriopaulofreire
Marta disse…
Paulo Freire, Vive!
Paulo Freire, Presente! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🌻❤
Anônimo disse…
Em uma sociedade historicamente enraizada pela opressão, as contribuições do grandioso educador brasileiro, referência em pedagogia crítica, continuam vivas e cada vez mais necessárias.
100 ANOS DE PAULO FREIRE!
Um ser humano extraordinário que através dos livros revolucionou a educação e é saudado no mundo inteiro!
Hoje, o Google está homenageando, o Paulo Freire ao mundo inteiro.
Os gados estão pirando!
🤣😂
Luiza disse…
Hoje é um dia muito especial, pois, há exatamente 100 anos, nascia em Recife-PE um dos brasileiros mais respeitados e celebrados em todo o mundo: Paulo Freire. A data, que já se tornou símbolo de resistência ao autoritarismo, à ignorância e à má-fé dos que ousam atribuir a Paulo Freire a responsabilidade de todas as deficiências da nossa Educação, ganha, portanto, um novo significado.
Neste domingo, associo-me, assim, às justas e merecidas homenagens prestadas a esse genial educador brasileiro, de personalidade forte e, ao mesmo tempo, sensível e amorosa.

A existência, pelo mundo afora, de milhões de pessoas dedicadas à prática educacional libertadora e transformadora da realidade, ensinada por Paulo Freire, constitui garantia suficiente de que seu nome e sua obra jamais serão esquecidos.
Celebremos Paulo Freire! Celebremos o Patrono da Educação Brasileira - com alegria, com festa e com “boniteza”, como dizia o mestre, mas, sobretudo, com muito orgulho.

Transformemos, pois, todos os atos de celebração do seu centenário na oportunidade de gritar a plenos pulmões, mais uma vez: Paulo Freire VIVE! E será eternamente o “Patrono da Educação Brasileira”.

Feliz Aniversário, Paulo Freire! Viva Paulo
Freire! Paulo Freire Vive!
Irineu disse…
Paulo Freire é o pensador brasileiro mais reconhecido no mundo, sendo considerado um dos maiores educadores da História.

Como cidadão, sonhou em alfabetizar todas as brasileiras e todos os brasileiros, criando a principal proposta emancipadora de Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva da Educação Popular e da Educação como Direito Humano.

Paulo Freire foi, essencialmente, um homem generoso e coerente.

Sua produção teórica e leitura de mundo alimentaram sua prática cidadã e política – e por elas foram alimentadas. Criador de uma pedagogia viva, concebeu a educação como apropriação da cultura, e teorizou uma prática pedagógica alicerçada na conscientização das cidadãs e dos cidadãos por meio do diálogo entre o(a) educador(a) e o(a) educando(a).

Dedicada à emancipação plena de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, a teoria freireana busca a construção de uma sociedade mais humanizada, afirmando que é preciso que todas e todos aprendam a ler o mundo e as palavras, ampliando os repertórios, desenvolvendo o senso crítico, a autonomia intelectual e a solidariedade.

Diante da grandeza de sua vida e obra, Paulo Freire foi o brasileiro mais homenageado da História.

Entre inúmeras honrarias, foi laureado com 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades distribuídas por todo o mundo, sendo Professor Emérito de cinco universidades, incluindo a Universidade de São Paulo (USP). Também foi agraciado com diversos títulos da comunidade internacional, como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz, em 1986.

Pedagogia do oprimido (1968), considerada sua obra-prima, é a terceira mais citada em toda a literatura das Ciências Humanas, segundo pesquisa realizada por Elliott Green, professor associado à London School of Economics.
Raimundo Nonato disse…
Quanto temos a agradecer, a Deus por nos enviar de vez enquanto um espírito iluminado pra trazer um pouco de luz a está terra sofrida, e gratidão a Paulo Freire por cumprir com maestria a sua missão!
Paulo Roberto Padilha disse…
Eu vou contar a história

de um ser conectivo.

Em 19 de setembro

nasceu alguém criativo,

que lutou a vida inteira

e foi sempre prospectivo

O seu nome é Paulo Freire,

sua vida tem memória

persistência na luta

clareza na trajetória

para ele esse cordel

é nossa dedicatória.

Na cultura popular,

aprendeu a ler o mundo.

Sua obra promoveu

o mergulho mais profundo.

Ensinar e aprender

é um trabalho fecundo.

A sua pedagogia,

cheia de amorosidade

é um ato de coragem

e de politicidade.

Não se faz educação

sem paixão e sem verdade.

Com o golpe militar,

esteve preso e exilado.

por querer a educação

de um povo explorado

e por buscar a justiça num

país tão maltratado.

Seu Brasil nunca esqueceu,

fez projetos, resistiu.

Escreveu livros e versos

que o mundo aplaudiu

e foi na educação onde

mais contribuiu.

Num belo dia de sol

para a tristeza interromper

ao Brasil pode voltar.

Seu país é aprender.

Paulo Freire declarou

foi um lindo alvorecer.

Nosso povo bem merece

aprender e ensinar,

consciência e educação,

libertar e emancipar.

Homenagear a Freire

é educar para transformar.

Seu legado nos ensina

que cabe a todos nós

aprender com a própria história,

não calar a nossa voz.

É assim que inventamos

Paulo Freire em todos nós.
Décio disse…
Paulo Freire: cinco pontos importantes:

1. Paulo Freire não ficou conhecido por educar crianças. Portanto os níveis baixos do Pisa que temos hoje não são consequência de seu método. É absurdo pensar isso!

2. Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização de adultos. No início dos anos 60, o Brasil tinha 40% de analfabetos. Seu método conseguia alfabetizar adultos em 45 dias e foi amplamente utilizado no Brasil, e estudado no mundo todo. Por quê?

3. O método ensinava a partir de palavras e termos que o adulto conhecia. A um pedreiro, ele começava a soletrar “tijolos”, “cimento” etc. Ele foi precursor do ensino “centrado no usuário”.

4. E por que causa rancor na extrema direita de hoje? Simples. PF foi exilado na ditadura, porque seu método ensinava também o pensamento crítico, doutrina oposta à doutrina militar da obediência e hierarquia. O pedreiro construía uma casa, mas passava a observar também seu lugar no mundo, quem mora na casa, por que ele não mora na casa etc. ISSO incomodava muito.

5. Paulo Freire era marxista? Sim! Mas seu método? NÃO! Há uma distinção importante na orientação pessoal e na pedagogia que ele propôs. A direita radical de hoje diz que PF doutrinava alunos, o que basta observar pra entender que é o contrário. Uma escola militar doutrina e exige obediência. O método do Freire estimulava o PENSAMENTO CRÍTICO.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.