Pular para o conteúdo principal

O trote, segundo Elias

"Passávamos pela Avenida João Paulino Vieira Filho esquina com Herval quando fomos interceptados por calouros da UEM, todos caras pintadas: "Moço, dá uma moeda? Passamos no vestibular para Engenharia e os veteranos estão acabando com a gente para pegar dinheiro para eles". Como sempre fiz, neguei, sobretudo porque não concordo com trote. Há outras formas educativas para recepcionar os calouros. Trote é uma forma de violência moral e psicológica e os veteranos podem ser processados pelo ato forçado e ameaçador. Os calouros não participam porque querem. Pelo contrário, torcem para não sofrer trote. A forma como o calouro se expressou deixou claro: "...os veteranos estão acabando com a gente...".
. Do blog do Elias Canuto Brandão

PS: cena mais degradante presenciei na esquina da Avenida Colombo com Duque de Caxias. Um veterano gritava em um megafone: "eles poderiam estar matando e roubando, mas não: passaram no vestibular de Educação Física, num dos melhores cursos da nossa universidade". Enquanto o veterano dava vasão ao seu recalque, os calouros, rapazes e moças, se humilhavam pedindo dinheiro no sinaleiro. A cena era degradante, revoltante. Como o Elias, me recusei a dar as moedinhas solicitadas. Uma estudante alí pelos seus 18, 20 anos , reagiu assim à minha negativa:"Vá a merda!". Confesso que não fiquei nem um pouco com raiva dela, mas indignado com o marmanjo do megafone e sua tchurma.
Acho que se calouros e seus pais acionassem os organizadores do trote na justiça,requerendo indenização por danos morais, essa palhaçada acabaria de vez. Já não é sem tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.