
A resposta vem de um petista de peso e insuspeito - Paul Singer (foto): "A estratégia dos presidentes Lula e Dilma de se aliarem ao sistema financeiro e ao latifúndio permite que se governe com tranquilidade". Em palestra , o secretário nacional de Economia Solidária acrescentou:"É algo que Chavez não fez na Venezuela, onde ele fomenta a luta de classes”.
O professor de economia da USP, no entanto, se esgrima para evitar críticas a Hugo Chaves:"mas o venezuelano atua de maneira democrática".
É inegável que Lula fez um governo voltado para o social, com uma agenda que lhe rendeu muitas homenagens mundo a fora. Mas não dá pra ignorar o fato de que ele foi, como presidente do Brasil, durante 8 anos, o pai dos pobres e a mãe dos ricos.Dilma tenta romper com isso, mas encontra barreiras intransponíveis pela frente. O pior não é nem este alinhamento com as elites financeiras e rurais. Pior mesmo são os salamaleques que a presidente se obriga a fazer com o que há de pior na política brasileira, Sarney à frente.
Comentários