Pular para o conteúdo principal

O desabafo de Tancredo, mais atual do que nunca





PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES, LEMBRO
O DESABAFO DE TANCREDO NEVES EM 31 DE MARÇO DE 1964, MAIS ATUAL DO QUE NUNCA.
            CANALHAS! CANALHAS! CANALHAS!
-----
Jango foi recebido por Mao Tsé-Tung e usando como pretexto o fato dele estar em missão oficial na China Comunista, os militares, devidamente apoiados pela elite brasileira , não só não o deixaram tomar posse como ameaçaram abater seu avião quando ele entrasse no espaço aéreo brasileiro.
Foi preciso o arranjo do parlamentarismo para que ele assumisse, porém como espécie de Rainha da Inglaterra. Mas depois fez o plebiscito e acabou com a farsa. Jango era um estanceiro, progressista sim mas nunca comunista.
Quando veio o golpe, Auro de Moura Andrade, presidindo sessão extraordinária do Congresso Nacional declarou vaga a presidência da república, informando ao plenário de que o presidente João Goulart tinha fugido e não se encontrava mais em solo brasileiro. Por isso ele declarava vaga a presidência da república e empossava como novo chefe da nação o presidente da Câmara Federal, Ranieri Mazzili.
Foi aí que o deputado Tancredo Neves, desmentiu Moura, dizendo que Jango estava sim no país. Naquele exato instante o presidente encontrava-se em São Borja, sua cidade natal, aguardando o desenrolar dos acontecimentos. Irritado, Tancredo gritou da tribuna, olhando fixamente para Moura Andrade e Mazilli: "Canalhas! Canalhas! Canalhas!".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?