Pular para o conteúdo principal

Um passo importante foi dado

A Comissão Especial Interna da Reforma Política deu o primeiro passo para uma legislação que obrigue os partidos a realmente disputarem eleições, reduzindo assim o espaço para a implantação de pomares. A proibição de coligações nas eleições proporcionais inibe a utilização dos espaços de TV como moeda de troca. Tudo bem que numa eleição de vereador e deputado isso tem pouca importância, já que as negociatas mais cabeludas ocorrem nas majoritárias. A reforma política não depende apenas do Senado,já que num sistema bi-cameral como o nosso, ou Senado e Câmara aprovam ou nada feito. Mas é um passo importante,sem dúvida.
Tomara que a coisa evolua e chegue também nas eleições de prefeitos, governadores, presidentes e também de senadores. Chegando a este nível, só seriam permitidas as coligações no segundo turno. No primeiro, todos os partidos seriam obrigados a lançar candidatos próprios, mostrar a cara e aferir que quantidade de café realmente têm no bule. Isso não é tudo para a moralização do processo eleitoral no Brasil, mas já é alguma coisa. Que os anjos digam, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?