Pular para o conteúdo principal

Cuidado com o Panga!


Um dia conversando com o especialista Gilberto Pavanelli, um dos maiores entusiastas da piscicultura na região, ele comentou sobre o Panga, um peixe importado do Vietnan e que é vendido nos supsemercados brasileiros a menos de R$ 10 o quilo.

O problema, segundo Pavanelli é que este peixe é originário de um rio muito poluído e portanto, o filé de Panga vem para a mesa do consumidor brasileiro cheio de resíduos de metais pesados.
Agora recebo um email, repassado por uma mulher chamada Gilda Melo, alertando para os riscos de se consumir referido peixe.Informa o consumidor que produziu a informação, que "os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial, metais pesados, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB))".

Este peixe, que custa menos da metade , por exemplo, da Tilápia , é pescado no Rio Mekong , um dos mais poluídos do planeta. Vale a lembrança, inclusive, de que os Estados Unidos jogaram o "agente laranja" neste rio durante a Guerra do Vietnan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.