Pular para o conteúdo principal

Cultura inútil? Nem tanto

O que é tautologia? Que bicho é esse?

Informa o professor Pasquale Cipro Neto, um dos maiores craques em Lingua Portuguesa, que "é o termo usado para definir um dos vícios, e erros, mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, muitos outros. Eis alguns exemplos:

Elo de ligação,acabamento final, certeza absuluta,em duas metades iguais, livre escolha, encarar de frente, multidão de pessoas, amanhecer o dia, criação nova, empréstimo temporário, surpresa inesperada e a seu critério pessoal.

Deu pra perceber como essas repetições são dispensáveis? Já viu elo que não seja de ligação? Certeza que não seja absoluta? Empréstimo definitivo? Alguma surpresa esperada?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?