Pular para o conteúdo principal

Cultura inútil? Nem tanto

O que é tautologia? Que bicho é esse?

Informa o professor Pasquale Cipro Neto, um dos maiores craques em Lingua Portuguesa, que "é o termo usado para definir um dos vícios, e erros, mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, muitos outros. Eis alguns exemplos:

Elo de ligação,acabamento final, certeza absuluta,em duas metades iguais, livre escolha, encarar de frente, multidão de pessoas, amanhecer o dia, criação nova, empréstimo temporário, surpresa inesperada e a seu critério pessoal.

Deu pra perceber como essas repetições são dispensáveis? Já viu elo que não seja de ligação? Certeza que não seja absoluta? Empréstimo definitivo? Alguma surpresa esperada?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.