Pular para o conteúdo principal

TJ mantém condenação de vereadores de Maringá

. por Maria Carolina Caiafa, via Gazeta do Povo

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) reafirmou nesta segunda-feira (6) a condenação de vereadores e ex-vereadores de Maringá pelo crime de nepotismo, após ação civil pública proposta em fevereiro de 2006. Em meados de janeiro, quando a condenação da primeira instância foi mantida pela segunda instância, a maioria dos envolvidos afirmou que a decisão do TJ era ilegal e que iriam recorrer. Para alguns deles, o motivo para recorrer era de que não havia lei que impedisse a prática à época.

Foram condenados os vereadores Aparecido Domingos Regini (PP); Belino Bravin (PP); João Alves Correa (PMDB); e Marly Martin (PPL). Também estão na lista os ex-vereadores Dorival Dias, Altamir Antonio dos Santos, Chico Caiana, Edith Dias e Odair Fogueteiro. Esses políticos contrataram diretamente 23 parentes para cargos comissionados, ou seja, sem concurso público.

Os desembargadores afirmaram no último acórdão que “não obstante a ausência de lei proibindo a contratação de parentes no âmbito do Poder Legislativo de Maringá, o Supremo Tribunal Federal já decidiu a questão, entendendo ser desnecessária a edição de lei formal vedando a prática de nepotismo, na medida em que tal proibição decorre diretamente dos princípios que norteiam a Administração Pública, consagrados no caput do artigo 37 da Constituição Federal.”

Pincei a nota do Blog do Esmael


Meu comentário: se a lei da ficha limpa for mesmo aplicada este ano, todos esses vereadores e ex-vereadores estão impedidos de ser candidatos. Afinal, trata-´se de sentença colegiada. Seria o fim da linha para todos eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.