Pular para o conteúdo principal

Não tem saída: ou fecha tudo ou logo chegaremos a 500 mil mortos pela covid 19

 


O remédio é amargo, mas há dinheiro para o salvamento de empresas e empregos . O que falta é competência e compromisso do presidente com o país, onde o coronavírus deita e rola.

----

Para Jaques Sztajnbok, chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Emílio Ribas, não dá para prescindir de fazer um 'lockdown' total, coordenado pelo Ministério da Saúde. É o único jeito de baixar a curva de transmissão, evitando inclusive o surgimento de novas cepas. Quanto mais o país demora para fechar tudo por pelo menos duas semanas, mais dramática fica a situação, inclusive da economia, que está em frangalhos.

Lockdown isolado e meia-boca, não vai adiantar de nada. Se um município fecha, mas os seus vizinhos continuam afrouxando regras de distanciamento, tudo continuará como está ou até se agravando mais.

Quem tem que tomar a dianteira do controle da pandemia é o governo federal. Mas como esperar que algo de positivo aconteça num cenário em que o presidente da república faz tudo ao contrário do que recomenda a ciência?

Não nos iludamos: a situação do comércio é crítica, empregos estão indo embora aos montes, mas enquanto não houver uma medida radical de isolamento em todo o país, não há como melhorar nada.

Cabe ao governo socorrer as empresas, disponibilizar linhas de financiamento, socorros a juros subsidiados e com menos burocracia. O que não pode é fazer como o governo fez no primeiro trimestre de 2020 quando botou mais de R$ 1 trilhão nas mãos do bancos para viabilizar o socorro de pequenas e médias empresas e os banqueiros sentaram em cima da montanha de dinheiro público e atenderam menos de 10% dos que tentaram obter o "oxigênio".

E cadê esse dinheiro? Segundo economistas não comprometidos com a política econômica do Paulo Guedes, o Brasil tem hoje, mofando nos cofres do Banco Central, pelo menos R$ 4 trilhões, fora esta dinheirama que foi colocada nas mãos dos banqueiros.



Comentários

Anônimo disse…
Ulisses Maia abriu a perna para os empresários e ai um mini genocídio esta acontecendo todo dia em Maringá.
Jorjão disse…
Ulisses faz um ótimo trabalho no combate a covid, faz um ótimo trabalho com a vacinação do povo, só não faz mas pois falta vacina, a culpa é do povo negacionista de Maringá, eles junto com seu cheef satanico Bozo são os responsaveis por estas mortes pois desrespeitam as normas.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.