Pular para o conteúdo principal

Lira arma o circo para passar o trator sobre o que ainda resta de direitos trabalhistas

 


O espetáculo circense da ida a plenário da PEC do voto impresso foi uma jogada sacana do bolsonarista Arthur Lira, para fazer passar sem alarde a boiada da Medida Provisória 1045. No frigir dos ovos a MP que a Câmara Federal aprovou hoje com algumas emendas é boa para o empregador e péssima para o empregado. Ela retira ainda mais direitos dos trabalhadores e cria categorias de subempregados jogando os jovens num mercado de trabalho de total insegurança jurídica, praticamente legalizando o trabalho informal. Os tais contratos civis e sem garantias trabalhistas e previdenciárias é uma porta aberta para a oficialização da escravidão branca no Brasil.

O governo predador do futuro cria com esta Medida Provisória o tal de Requip, uma modalidade de trabalho no mínimo sacana, para não dizer filha da puta. O trabalhador que estiver sob o Requip ficará completamente à margem da legislação trabalhista, já que sua atividade laboral será exercida sem vínculo empregatício. Não haverá salário, apenas “bônus de inclusão produtiva”, sem recolhimento de contribuição previdenciária, o que significa na prática, que não heverá aposentadoria para os futuros trabalhadores, a não ser que eles comprometam seus parcos ganhos com previdência privada. Férias? Esqueçam jovens, que também terão que arcar com metade dos custos de transportes para ir ao trabalho e voltar pra casa, porque o vale transporte tradicional vai pro saco.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.