Pular para o conteúdo principal

O pibinho do Guedes e o "Momento Minsky"




Estamos vivendo o que os economistas chamam de “Momento Minsky”, ou seja , momento em que há uma abrupta reversão de expectativa no mercado financeiro. A crise, segundo o pós-keynesiano Hyman Philip Minsky é gestada no período de euforia e de bonança, que é quando os investidores das bolsas de valores vão ficando excessivamente otimistas, fazendo apostas cada vez mais arriscadas, aplicando dinheiro em atividades duvidosas e se endividando excessivamente.
Aí chega um conjunto de fatos graves que levam os mercados a subitamente reavaliarem suas posições e as suas expectativas, jogando as cotações pra baixo . Este é , segundo o economista brasileiro Paulo Nogueira Batista, um verdadeiro “Momento Minsky”.
Tudo se agrava num país como o Brasil, que tem um governo que não inspira confiança, nem no investidor externo e nem no interno. O resultado é a paralisia , piorada com a falta de rumos e os titubeios diante de uma grave crise, como esta da pandemia que vivemos agora. Há mais de um ano que o ministro Paulo Guedes vem anuniciando crescimento do PIB, ao mesmo tempo em que gradativamente recua nas suas expectativas. E o voo, que em 2019 os especialistas classificavam como “voo de galinha”, nem essa classificação merece mais, pois a galinha sequer saiu do puleiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.