Pular para o conteúdo principal

A cegueira de que nos fala José Saramago




"Ensaio Sobre a Cegueira”, foi o livro que praticamente garantiu o Nobel de Literatura para o escritor português José Saramago (1922-2010).  Publicado  em 1965, parece que ele escreveu pensando no Brasil da era bolsonarista.  O escritor faz uma relação da perda de visão com a falta de visão das pessoas.  O exemplo mais marcante que Saramago nos dá é o de um motorista parado em um semáforo, que de repente não consegue mais enxergar, seus olhos são tomados por uma nuvem branca. O oftalmologista que o consulta, não consegue entender o que se passa, pois todos os exames não indicam nenhuma anormalidade  que ele pudesse considerar como causa. Os olhos do motorista estão saudáveis, o que deixa o médico ainda mais confuso.

A reflexão a ser feita  a partir desse fato, é o de que o paciente  não cegou, transformou-se num cego que  vê e que vendo, não enxerga. Se você conversar com um bolsonarista sobre os descaminhos que o governo do “mito” vem tomando, ele vai reagir com ódio da sua posição , ainda que as evidências estejam tão claras quanto água da bica. Mas a cegueira dos que vêem sem ver, se agravou muito nos últimos dias com a tragédia da pandemia do coronavírus. A narrativa e ações do presidente são desastradas e expõem, a cada aparição pública, a  sua total falta de capacidade para exercer o cargo que ocupa pelo voto popular. E aí está a  tragédia, que o Covid 19 agrava de forma dramática.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.