Pular para o conteúdo principal

Memórias de Brizola e Arraes inspiram a frente que surge para enfrentar o protofascismo




Em 2018 costurou-se uma aliança PDT-PSB.  Mas na última hora o PSB roeu a corda, pressionado pelo PT, via Lula (ainda na prisão), que ameaçava implodir a candidatura de Paulo Câmara, em Pernambuco, caso  Márcio Lacerda não renunciasse em Minas Gerais em favor de Pimentel.

As duas siglas  se reaproximaram agora, dispostos  a superar a desconfiança gerada pela puxada de tapete do Partido Socialista Brasileiro. Vão marchar juntas para 2022, começando por 2020. Unidos, PDT e PSB formam  a maior bancada de esquerda no Congresso Nacional  e reúne cerca de 700 prefeitos  e 7.400 vereadores no país. Em número de mandados nas câmaras  municipais ,  eles superam o PSDB, ficando atrás apenas do MDB . Portanto, é uma aliança nacional forte, que deve agregar outros partidos do campo progressista e se viabilizar na disputa presidencial.

É bom lembrar que Ciro Gomes ficou em terceiro lugar, fazendo 12% dos votos, num quadro em que o voto útil concentrou a preferencia do eleitorado em Bolsonaro e  Hadad, esvaziando as demais candidaturas. A polarização Lula-Bolsonaro deve ser  reproduzida em 2022, com a repetição das circunstâncias de 2018,  em que Lula foi candidato sem ser.

O casamento PDT-PSB está  sendo reatado na hora certa, dentro da máxima popular do “chegar cedo para beber água limpa”. Os dois partidos  têm  referencias históricas importantes, que balizam a relação. Falo de Brizola, líder maior do PDT e Miguel Arraes, o lendário líder do PSB,  que foi , ele sim, um mito verdadeiro . Até hoje, “Tio Arraia” é reverenciado  no Nordeste.

As eleições municipais desse  ano serão importantes  para sinalizar o caminho a ser seguido pela centro-esquerda do país. O PT ainda domina o espectro de esquerda, mas vê ameaçada sua base, onde estão Psol e PC do B, uma base que não é monolítica e que pode ter cisões irreparáveis em outubro próximo. Marcelo Freixo, no Rio, já explicita sua posição a favor de alianças ampliadas para combater  a cadela fascista, que está no cio.



Comentários

Zé disse…
Uma ótima noticia, aqui em Maringá temos que ter esta frente também.
Anônimo disse…
Infelizmente esta união não vai sair em Maringá pois o PSB daqui está na mão dos Barros através do Crispim e do Grilo e vão apoiar o Silvio Barros.
Luiz disse…
Minha percepção é a de que o PT terá, neste ano, sua maior derrota eleitoral. Observo que o PT não tem candidato viável em SP, Rio, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e em muitas outras cidades importantes. As ilusões vendidas não são mais fortes do que a realidade. Esta vai se impor.
Por isso, estão certos o PSB e PDT de unirem suas forças de modo independente e se apresentarem como alternativa à Política Nacional.
João Carlos disse…
Se existe este troço chamado Bozo é porque o PT foi incompetente e governou com os corruptos, chega de PT, vamos de Ciro PDT/PSB/PV/REDE.
Anônimo disse…
Parabéns!! Que se inicie um novo capítulo na história desse país.
Renata disse…
Estamos juntos!! Ciro presidente

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.