Pular para o conteúdo principal

Do blog da Martha

A avenida Brasil (do blog Factorama, por Valter Dubiela)
A proposta de pista exclusiva para onibus sobre o canteiro central da Avenida Brasil, sem derrubar as árvores e sem eliminar nenhuma pista nos parece inviável por duas razões. A primeira é a impossibilidade física de se instalar duas pistas de 3 metros para os ônibus e mais uma faixa de 1,6 metros para os abrigos e árvores num canteiro que hoje é de apenas 4,6 metros. A execução das duas faixas exclusivas para ônibus obriga a diminuição da largura das outras três faixas existentes de cada lado do canteiro e, por consequência, a redução da velocidade dos veículos. A segunda é de ordem lógica. Não será possível agilizar o tráfego de ônibus com as canaletas mantendo a mesma quantidade de cruzamentos e sinaleiros. O fluxo de ônibus continuará com a mesma velocidade. Para que uma faixa exclusiva tenha efeito, ela deve ser realizada sobre uma via expressa, com poucos pontos de parada e utilizada preferencialmente por ônibus atendendo aos bairros mais distantes, pois é para esta população que o tempo de viagem é mais longo.
Um outro problema é a continuidade destas pistas exclusivas nas praças. A travessia pelo centro da rotatória, dividindo a praça em dois segmentos, instalando-se ai terminais ou pontos de parada obriga aos pedestres a acessar a rótula. Isto exigirá a instalação de sinaleiros tanto para os ônibus quanto para os pedestres para a travessia da rótula, o que reduzirá a fluidez do cruzamento dos veículos nestes pontos.

Meu comentário:

Na reunião na prefeitura quarta à noite, vimos uma reunião com pessoas (levadas por certo ônibus) para aplaudir o Secretário Guatassara Boeira. Foi ridículo o espetáculo que deve ser financiado por empresários ávidos para tirar uma casquinha dos recursos da prefeitura. Fim de gestão e os empresários ainda não levaram o bem bom da prefeitura. Vão matar a Avenida Brasil. Por que não fazem esta lambança na Avenida sem árvores, a Horácio Racanello. Porque, ouso dizer, esta é a Avenida dos ricos e para quê emporcalhar o lugar? A TCCC, empresa única de ônibus, do dono da GOL, irá fazer mais um GOL contra a cidade.
Matha Bellini

Concordo em gênero, número e grau com o texto acima, incluindo o comentário da Martha Bellini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.