A avenida Brasil (do blog Factorama, por Valter Dubiela)
A proposta de pista exclusiva para onibus sobre o canteiro central da Avenida Brasil, sem derrubar as árvores e sem eliminar nenhuma pista nos parece inviável por duas razões. A primeira é a impossibilidade física de se instalar duas pistas de 3 metros para os ônibus e mais uma faixa de 1,6 metros para os abrigos e árvores num canteiro que hoje é de apenas 4,6 metros. A execução das duas faixas exclusivas para ônibus obriga a diminuição da largura das outras três faixas existentes de cada lado do canteiro e, por consequência, a redução da velocidade dos veículos. A segunda é de ordem lógica. Não será possível agilizar o tráfego de ônibus com as canaletas mantendo a mesma quantidade de cruzamentos e sinaleiros. O fluxo de ônibus continuará com a mesma velocidade. Para que uma faixa exclusiva tenha efeito, ela deve ser realizada sobre uma via expressa, com poucos pontos de parada e utilizada preferencialmente por ônibus atendendo aos bairros mais distantes, pois é para esta população que o tempo de viagem é mais longo.
Um outro problema é a continuidade destas pistas exclusivas nas praças. A travessia pelo centro da rotatória, dividindo a praça em dois segmentos, instalando-se ai terminais ou pontos de parada obriga aos pedestres a acessar a rótula. Isto exigirá a instalação de sinaleiros tanto para os ônibus quanto para os pedestres para a travessia da rótula, o que reduzirá a fluidez do cruzamento dos veículos nestes pontos.
Meu comentário:
Na reunião na prefeitura quarta à noite, vimos uma reunião com pessoas (levadas por certo ônibus) para aplaudir o Secretário Guatassara Boeira. Foi ridículo o espetáculo que deve ser financiado por empresários ávidos para tirar uma casquinha dos recursos da prefeitura. Fim de gestão e os empresários ainda não levaram o bem bom da prefeitura. Vão matar a Avenida Brasil. Por que não fazem esta lambança na Avenida sem árvores, a Horácio Racanello. Porque, ouso dizer, esta é a Avenida dos ricos e para quê emporcalhar o lugar? A TCCC, empresa única de ônibus, do dono da GOL, irá fazer mais um GOL contra a cidade.
Matha Bellini
Concordo em gênero, número e grau com o texto acima, incluindo o comentário da Martha Bellini
A proposta de pista exclusiva para onibus sobre o canteiro central da Avenida Brasil, sem derrubar as árvores e sem eliminar nenhuma pista nos parece inviável por duas razões. A primeira é a impossibilidade física de se instalar duas pistas de 3 metros para os ônibus e mais uma faixa de 1,6 metros para os abrigos e árvores num canteiro que hoje é de apenas 4,6 metros. A execução das duas faixas exclusivas para ônibus obriga a diminuição da largura das outras três faixas existentes de cada lado do canteiro e, por consequência, a redução da velocidade dos veículos. A segunda é de ordem lógica. Não será possível agilizar o tráfego de ônibus com as canaletas mantendo a mesma quantidade de cruzamentos e sinaleiros. O fluxo de ônibus continuará com a mesma velocidade. Para que uma faixa exclusiva tenha efeito, ela deve ser realizada sobre uma via expressa, com poucos pontos de parada e utilizada preferencialmente por ônibus atendendo aos bairros mais distantes, pois é para esta população que o tempo de viagem é mais longo.
Um outro problema é a continuidade destas pistas exclusivas nas praças. A travessia pelo centro da rotatória, dividindo a praça em dois segmentos, instalando-se ai terminais ou pontos de parada obriga aos pedestres a acessar a rótula. Isto exigirá a instalação de sinaleiros tanto para os ônibus quanto para os pedestres para a travessia da rótula, o que reduzirá a fluidez do cruzamento dos veículos nestes pontos.
Meu comentário:
Na reunião na prefeitura quarta à noite, vimos uma reunião com pessoas (levadas por certo ônibus) para aplaudir o Secretário Guatassara Boeira. Foi ridículo o espetáculo que deve ser financiado por empresários ávidos para tirar uma casquinha dos recursos da prefeitura. Fim de gestão e os empresários ainda não levaram o bem bom da prefeitura. Vão matar a Avenida Brasil. Por que não fazem esta lambança na Avenida sem árvores, a Horácio Racanello. Porque, ouso dizer, esta é a Avenida dos ricos e para quê emporcalhar o lugar? A TCCC, empresa única de ônibus, do dono da GOL, irá fazer mais um GOL contra a cidade.
Matha Bellini
Concordo em gênero, número e grau com o texto acima, incluindo o comentário da Martha Bellini
Comentários