Pular para o conteúdo principal

Como o Luckaszewing aboliu a sopa de consoantes


No Bar do Bulga (blog do Marcelo Bulgarelli) está uma entrevista que o próprio Bulgarelli fez na rádio CBN com o cartunista,em 2004.Nesse delicioso bate-papo Lukas explica como surgiu o seu nome artístico:"Meu nome é Marcos Cezar Luckaszewing, filho de ucraniano. Mas um dia mandei um cartum pro Pasquim, dizendo que eu era o melhor cartunista do Paraná, embora só eu soubesse disso. Aí o Jaguar publicou e até concordou que eu era bom mesmo, mas eu tinha um nome impronunciável. Ele sugeriu que eu adotasse o Lukas". Comentou sobre as figuras que retratava e disse que em 2000 torceu pela eleição do Jairo Gianoto, pela simples razão de que o Jairo seria mais fácil de retratar no seu traço cortante. Mas votou no Zé Cláudio (+) que se transformou num bom alvo também. João Ivo, que Lukas confessa ter dificuldade de desenhar, era mostrado com uma barriga imensa. Aí aparece uma entrevista do então prefeito , que assumira o cargo com a morte do titular, rindo muito de um cartum que o Lukas fez dele:"O Lukas vai se ver comigo, vou perder a barriga com a campanha e quero ver se ele vai conseguir me desenhar". Claro, o João tinha o maior orgulho de ser retratado pelo cartunista do O Diário:"Não é para qualquer um ser desenhado pelo Lukas, não. Por isso fico muito envaidecido cada vez que ele me retrata".
O sepultamento do cartunista que deixou toda a Maringá entristecida no dia de ontem, será a tarde, em horário ainda não definido pela família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?