Pular para o conteúdo principal

Um exemplo prosáico me fez lembrar o grande Rubens Ávila


"Apesar de não ter sido punido pelo soco desferido em Liedson pelo árbiro"

. Do jornal Lance, sobre a agressão de Gustavo sobre o atacante corintiano quarta-feira no Pacaembu

O que a frase dá a entender? Que foi o juiz quem deu o soco. Mesmo no jornalismo esportivo, a falta de clareza pode significar distorções de avaliação e confusão na cabeça de um torcedor menos avisado. Imagine o mesmo árbitro passando na frente de um corintiano exaltado, que não viu o lance na TV, apenas leu no jornal exposto na banca da esquina?
Aproveitei este pequeno e prosáico exemplo de texto truncado para lembrar o saudoso mestre Rubens Ávila (foto), que revisando um script que redigi para o Jornal das Sete, da TV Cultura, me corrigiu com sabedoria:"O que você quiz dizer com isso aqui?". Antes que eu tentasse me justificar, ele arrematou:"olha aqui, meu caro, em jornalismo você não tem que querer dizer, voce tem que dizer, com clareza e objetividade".
Grande (literalmente) Rubão! Aprendi muito com ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?