Pular para o conteúdo principal

Na insurreição dos abastados, Tiradentes foi quem pagou com a vida

O controle fiscal que a Coroa Portuguesa exercia sobre a colônia era tão intenso que a classe mais abastada de Minas Gerais começou a se reunir para conspirar. A conjuração, pois, pretendia eliminar a dominação e estabelecer um país livre. É compreensível que o movimento que depois seria batizado de Inconfidência Mineira não tinha a intenção de libertar o país, pela simples razão de que não havia no momento uma identidade nacional. Mas as idéias iluministas, vindas da França e da recente independência dos Estados Unidos da América já fervilhavam na Vila Rica de José Joaquim da Silva Xavier, líder destacado da insurreição e a maior vítima da reação da Coroa.
Morto e esquartejado em 21 de abril de 1792, o conjurado de mais baixa condição social foi o único que pagou com a vida. Os demais inconfidentes haviam sido condenados à morte, porém numa revisão de penas tiveram suas condenações reduzidas ao degredo.
A Inconfidência Mineira é tema de uma bela canção sertaneja da dupla Dino Franco e Moraí:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.