Pular para o conteúdo principal

A lição definitiva de um grande estadista

 


Depois de me tornar presidente, pedi à minha escolta para almoçar num restaurante.

Nós sentamos e cada um de nós pediu o que quis.

Na mesa da frente, estava um homem esperando ser atendido.

Quando foi servido, eu disse a um dos meus soldados: vá pedir a esse senhor que se junte a nós.

O soldado foi e lhe transmitiu meu convite.

O homem levantou-se, pegou no seu prato e sentou-se bem ao meu lado.

Enquanto comia as suas mãos tremiam constantemente e não levantava a cabeça de sua comida.

Quando terminamos, despediu-se de mim sem apenas olhar para mim, apertei-lhe a mão e ele foi embora.

O soldado me comentou:

- Madiva, aquele homem devia estar muito doente, pois as mãos dele não paravam de tremer enquanto comia.

- Não, de jeito nenhum! A razão do seu tremor é outra.

Então eu disse-lhes:

- Aquele homem era o guardião da prisão onde eu estava.

Depois que ele me torturava, eu gritava e chorava pedindo um pouco de água e ele vinha me humilhava, ria de mim e ao invés de me dar água, mijava na minha cabeça.

Estava doente, estava assustado esperando que eu, agora presidente da África do Sul, o mandasse prender e lhe fizesse o mesmo que ele me fez.

Mas eu não sou assim, essa conduta não faz parte do meu caráter, nem da minha ética.

′′As mentes que procuram vingança destroem os estados, enquanto as que buscam a reconciliação constroem nações.

Ao sair pela porta para a minha liberdade, soube que, se não deixasse toda a raiva, ódio e ressentimento, continuaria sendo prisioneiro."

- Nelson Mandela.

 

Comentários

Jorjão disse…
Mandela era de esquerda e por isso esta empatia, humildade, uma pessoa do bem.
Anônimo disse…
Messias, Mandela está inscrito na História. Um mito. O Cara.
Com Mandela, Lula, Brizola, Jango, Paulo Freire, Milton Santos, Miguel Arraes, Requião, Fidel, Salvador Allende, Marielle, Dilma aprendi que devemos lutar por um mundo mais justo e mais igual.
A frase de Lula muito me emociona: "só sairei das ruas no dia em que eu morrer"
Estes homens e mulheres guerreiros entregam a sua vida por uma nobre causa.
Verdadeiros heróis.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.