Pular para o conteúdo principal

Todo o cuidado é pouco, ensina analista de pesquisas

 

  

No xadrez da sucessão não dá pra subestimar quem está com a chave do cofre na mão. Ainda mais depois de receber um cheque em branco para despejar dinheiro público na campanha.

-------

Felipe Nunes, da Quest ,chama a atenção para o poder das redes sociais nesta campanha, que tem sido maior do que o da televisão. E neste campo Bolsonaro ainda domina, embora com a entrada de Janone na campanha Lula, o jogo fica menos desequilibrado. Mas há sem dúvida um crescimento de Bolsonaro, principalmente nas pequenas cidades do Sudeste e Centro Oeste, que pode aumentar a partir do momento em que o dinheiro do pacote de bondade, alavancado pela PEC da vergonha, entrar no bolso dos beneficiários, aí incluindo caminhoneiros e taxistas.

O cientista político Antônio Lavareda constata que o voto de gratidão está perdendo força e este é um dado que não é bom para o presidente. O fato concreto é que o jogo não será tão fácil para Lula, mas a solidez do petista dá a ele um favoritismo inconteste.

Porém, a percepção que o eleitorado mais simples começa a ter dos benefícios pode fazer efeito e turbinar a candidatura Bolsonaro, aumentando a grau de polarização e fazendo murchar de vez a pretensa terceira via. Simone Tebet, por exemplo, não está ganhando voto até agora e Ciro vem perdendo à medida que bate no Lula com indisfarçável ressentimento. E já está praticamente claro que o eleitor que Ciro perde não vota em Bolsonaro em hipótese nenhuma, o que significa que o encolhimento dessa candidatura é que pode decidir o jogo no primeiro turno em favor do petista.

Falta ainda aos institutos de pesquisa, muito centrados na questão econômica, aferir o impacto dos manifestos de defesa da urna eletrônica e de apoio à democracia, que tem mais efeito no eleitor esclarecido e quase nenhum naquele eleitor desinformado e de capacidade interpretativa muito pequena.

Conter o crescimento de Bolsonaro devido ao pacote de bondade vai depender muito da capacidade de Lula fazer o grosso da população enxergar que os benefícios são eleitoreiros e que vão só até após a eleição. Mais do que isso: passar para esta faixa de beneficiários que ele vencendo, os benefícios não só continuarão como deverão melhorar. Conseguir emplacar esta crença, será uma lavada. Senão, a disputa poderá ir para o segundo turno e num clima de guerra, com Bolsonaro alimentando o clima de violência , porque isso lhe interessa.

 


Comentários

Anônimo disse…
Se não ganhar no primeiro turno, Lula ganha fácil no 2° turno, mas não podemos bobear e lutar muito para tirar o Bozo(o filhote de satanás) do poder.
Carlos disse…
Rumo à vitória! É a maior tarefa da nossa história, derrotar o Bolsonaro e o bolsonarismo. Varrer o fascismo do poder!
Jorjão disse…
Não se preocupe Messias, É LULA NO PRIMEIRO TURNO!
Atenção senhores passageiros. A administração do inferno informa que já estão abertos os alçapões que em 56 dias irão reconduzir o rebanho bolsonarista(COMPOSTO DE MILICOS CORRUPTOS, EVANGELICOS PENTECOSTAIS DE SATANÁS, MILICIANOS, TRAFICANTES, PEDOFILOS....) de volta para o Reino de Hades. Passagens podem ser adquiriras nas urnas eletrônicas de todo o País no dia 2 de outubro KKKKKKKKKK.
Renata disse…
Lula no 1º turno. 🇧🇷👏❤️🇧🇷👏❤️🇧🇷👏❤️🇧🇷👏❤️
Raimundo Nonato disse…
Messias, a nossa Bahia está em festa! Caetano veloso faz hoje 80 anos! Parabéns Caetano, que suas músicas sigam compondo, sempre com beleza e alegria, a trilha sonora da nossa vida!

É LULA NO PRIMEIRO TURNO!
Anônimo disse…
O voto útil vai dar a Lula uma vitória tranquila no primeiro turno, dos 9 pontos do Ciro, na hora H, 5 vão para o Lula e dos 3 da Tebet, 2 vai para o Lula.
Andrade disse…
“Entendo que a função que ocupo é missão de Deus”, disse Bozosatanás a seus demoniacos seguidores, durante sua breve fala, em um culto comemorando os 50 anos de carreira religiosa do líder da Lagoinha, Marcio Valadão.

É UM PALCO DE TEATRINHO DE PERIFERIA BEM MAMBEMBE...ORANDO PARA QUE DEUS LHES PERMITA ROUBAR E ROUBAR, MAIS E MAIS...EM NOME DE JESÚS.
Com toda certeza o "Demônio" vai entrar com uma queixa-crime no TSE por USO DE IMAGEM INDEVIDA! Usar a religião, da forma mais vil e imoral, como os Bolsonaros vêm fazendo, tem nome: MEDO da DERROTA!

Esse pastor miliciano Valadão faz parte dos sanguessugas Malafaia, Edir Macedo, R Soares, Waldemiro Santiago que usam a boa fé dos seus seguidores para se enriquecer com a miséria dos Mais humildes.
Sacrilégio usar o nome de Deus em vão... uma hora o castigo vem!
O Deus de Bolsomico e seus evangêlicos pentecostais de satanás é Lúcifer.

Falso messias! É 171 mesmo! Só quem não leu a bíblia fala que governar é missão de Deus! Jesus disse daí a Cesar o que de Cesar, e a Deus o que é de Deus! Analfabetos funcionais.
Irineu disse…
O fanatismo religioso na política chegou mesmo ao grau de insanidade.

Não bastasse Jair Bolsonaro transformar – com o beneplácito de pastores muito interessados na proximidade com o César – os cultos religiosos em seus comícios eleitorais, agora a sua mulher, Michelle, virou “pregadora” palaciana.

Falou quatro vezes mais tempo que ele, num culto em BH, hoje. E disse que o Palácio do Planalto foi, por muito tempo, “consagrado a demônios, cozinha consagrada a demônios, Planalto consagrado a demônios”.

E que, agora, graças a ela e ao marido, é “consagrado ao Senhor Jesus”.

Não se faça o jogo dos fariseus, que procuram colocar a religião e a fé a serviço de interesses eleitorais, dando importância demais ao fato de Bolsonaro estar se escondendo por detrás do discurso da mulher.
Michelle é apenas uma pessoa transtornada, que, seduzida pela corte de aduladores de seu marido por ter sido colocada na condição de “salvadora” de sua candidatura, tomou-se da soberba e esqueceu que ela “precede à ruína, e o orgulho, à queda.” (Provérbios 16, 18)

A ninguém de boa-fé se pode esperar concordância com o que ela diz, porque seria concordar que o país está numa guerra religiosa (nas suas palavras , “uma guerra do bem contra o mal”).
Muito menos que Jair Bolsonaro é “o rei que governa essa nação”, ainda que sua família, de fato, se assemelhe a uma corte imperial.

Ela não é louca (“”Podem me chamar de fanática, podem me chamar de louca. Eu vou continuar louvando nosso Deus. Vou continuar orando”).

É parte de um plano perverso de divisão do país em “crentes e não crentes” e, portanto, do caráter laico do Estado que é fundamento da democracia.

Aceitar isso é quase o mesmo que aceitar as fogueiras da Inquisição.

Aliás, um bom exemplo de “cozinha do Diabo”.
Ari disse…
O Capiroto do Planalto e seu projeto de morte...falando para os crentes miolos-mole...Fariseus...não são cristãos coisa alguma...
Deus não abandona seus filhos e vai nos salvar de tantas mentiras, de tantos aburdos que são ditos, de tanta falta de empatia com o sofrimento do povo, fora Bozo(filhote de satanás).
É patético ver o capeta Bozo na igreja ajoelhado pensando na próxima maldade!!
responder
Ele está pensando, será que isso engana os otarios?
O cara cria o maior ódio na sociedade em nome de Deus??? Foi isso que Cristo pregou???
O Deus deles é o mesmo de Malafaia, Flordelis, Valadão Waldomiro, Macedo, RR Soares... deste deus (minúsculo mesmo) eu quero distância! o deus deles é Satanás.
Essa balela de missão divina é coisa velha, desde o Antigo Egito. Bolsonaro não passa de um impostor que ajoelha em culto e se vale da histeria e ignorância alheias. Asquerosos.
CAPETAO ladrãoo acha que "DESTRUÍR O PAÍS É MISSÃO DE DEUS", como assim? Acredito que nem o gadinho protestantes Acredita num elemento que afirma que Cristo teria uma arma pra meter bala!!!.
Julio disse…
Acho lamentável usar a religião como instrumento para fins políticos! Infelizmente isso é recorrente de fariseus falsos cristãos que entram na politica.
Pelo que FEZ até agora, Bozo está é cumprindo uma missão do capeta para transformar o Brasil num inferno.
Dona Maria disse…
Bostanaro é tão mito, quanto Edir M. é bispo. Ambos especialistas em charlatanismo estatal e espiritual, roubar escancaradamente e ser idolatrado cegamente assim realmente é para poucos.
Francisco de Assis disse…
O PASTOR MILTON, SEU FIEL ESCUDEIRO, PROTEGIDO PELA NOVA PASTORA, TINHA UMA LEGIÃO DE ANJOS DA CARA SUJA, ARRECADANDO OURO E DISTRIBUINDO BÍBLIAS! 🎃
OS ANTICRISTO E FALSOS PROFETAS SEMPRE SE FAZEM PASSAR POR ENVIADOS DE DEUS!

QUEM ASSUME ALGUM CARGO NA POLÍTICA ASSUME UM PACTO COM O MAL, FALSOS PA$TORE$. UM VERDADEIRO CRISTÃO NÃO SERVE A POLÍTICOS.

Essas Igrejas Evangélicos são como supermercados. Não tem nada a ver com Deus. Esses pastores evangélicos exploram a miséria espiritual e material das pessoas.

Michele Bolsonaro, a MICHEQUE, a mulherzinha que recebeu um cheque de 89 mil reais do miliciano Fabrício Queiroz. Gentalha imunda. Deus passa longe dessa corja.
Deus não tem nada a ver com essa família imunda. Bolsonaro tem parte com lúcifer. E esses evangélicos brasileiros são escroques.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.