Pular para o conteúdo principal

Todo o cuidado é pouco, ensina analista de pesquisas

 

  

No xadrez da sucessão não dá pra subestimar quem está com a chave do cofre na mão. Ainda mais depois de receber um cheque em branco para despejar dinheiro público na campanha.

-------

Felipe Nunes, da Quest ,chama a atenção para o poder das redes sociais nesta campanha, que tem sido maior do que o da televisão. E neste campo Bolsonaro ainda domina, embora com a entrada de Janone na campanha Lula, o jogo fica menos desequilibrado. Mas há sem dúvida um crescimento de Bolsonaro, principalmente nas pequenas cidades do Sudeste e Centro Oeste, que pode aumentar a partir do momento em que o dinheiro do pacote de bondade, alavancado pela PEC da vergonha, entrar no bolso dos beneficiários, aí incluindo caminhoneiros e taxistas.

O cientista político Antônio Lavareda constata que o voto de gratidão está perdendo força e este é um dado que não é bom para o presidente. O fato concreto é que o jogo não será tão fácil para Lula, mas a solidez do petista dá a ele um favoritismo inconteste.

Porém, a percepção que o eleitorado mais simples começa a ter dos benefícios pode fazer efeito e turbinar a candidatura Bolsonaro, aumentando a grau de polarização e fazendo murchar de vez a pretensa terceira via. Simone Tebet, por exemplo, não está ganhando voto até agora e Ciro vem perdendo à medida que bate no Lula com indisfarçável ressentimento. E já está praticamente claro que o eleitor que Ciro perde não vota em Bolsonaro em hipótese nenhuma, o que significa que o encolhimento dessa candidatura é que pode decidir o jogo no primeiro turno em favor do petista.

Falta ainda aos institutos de pesquisa, muito centrados na questão econômica, aferir o impacto dos manifestos de defesa da urna eletrônica e de apoio à democracia, que tem mais efeito no eleitor esclarecido e quase nenhum naquele eleitor desinformado e de capacidade interpretativa muito pequena.

Conter o crescimento de Bolsonaro devido ao pacote de bondade vai depender muito da capacidade de Lula fazer o grosso da população enxergar que os benefícios são eleitoreiros e que vão só até após a eleição. Mais do que isso: passar para esta faixa de beneficiários que ele vencendo, os benefícios não só continuarão como deverão melhorar. Conseguir emplacar esta crença, será uma lavada. Senão, a disputa poderá ir para o segundo turno e num clima de guerra, com Bolsonaro alimentando o clima de violência , porque isso lhe interessa.

 


Comentários

Anônimo disse…
Se não ganhar no primeiro turno, Lula ganha fácil no 2° turno, mas não podemos bobear e lutar muito para tirar o Bozo(o filhote de satanás) do poder.
Carlos disse…
Rumo à vitória! É a maior tarefa da nossa história, derrotar o Bolsonaro e o bolsonarismo. Varrer o fascismo do poder!
Jorjão disse…
Não se preocupe Messias, É LULA NO PRIMEIRO TURNO!
Atenção senhores passageiros. A administração do inferno informa que já estão abertos os alçapões que em 56 dias irão reconduzir o rebanho bolsonarista(COMPOSTO DE MILICOS CORRUPTOS, EVANGELICOS PENTECOSTAIS DE SATANÁS, MILICIANOS, TRAFICANTES, PEDOFILOS....) de volta para o Reino de Hades. Passagens podem ser adquiriras nas urnas eletrônicas de todo o País no dia 2 de outubro KKKKKKKKKK.
Renata disse…
Lula no 1º turno. 🇧🇷👏❤️🇧🇷👏❤️🇧🇷👏❤️🇧🇷👏❤️
Raimundo Nonato disse…
Messias, a nossa Bahia está em festa! Caetano veloso faz hoje 80 anos! Parabéns Caetano, que suas músicas sigam compondo, sempre com beleza e alegria, a trilha sonora da nossa vida!

É LULA NO PRIMEIRO TURNO!
Anônimo disse…
O voto útil vai dar a Lula uma vitória tranquila no primeiro turno, dos 9 pontos do Ciro, na hora H, 5 vão para o Lula e dos 3 da Tebet, 2 vai para o Lula.
Andrade disse…
“Entendo que a função que ocupo é missão de Deus”, disse Bozosatanás a seus demoniacos seguidores, durante sua breve fala, em um culto comemorando os 50 anos de carreira religiosa do líder da Lagoinha, Marcio Valadão.

É UM PALCO DE TEATRINHO DE PERIFERIA BEM MAMBEMBE...ORANDO PARA QUE DEUS LHES PERMITA ROUBAR E ROUBAR, MAIS E MAIS...EM NOME DE JESÚS.
Com toda certeza o "Demônio" vai entrar com uma queixa-crime no TSE por USO DE IMAGEM INDEVIDA! Usar a religião, da forma mais vil e imoral, como os Bolsonaros vêm fazendo, tem nome: MEDO da DERROTA!

Esse pastor miliciano Valadão faz parte dos sanguessugas Malafaia, Edir Macedo, R Soares, Waldemiro Santiago que usam a boa fé dos seus seguidores para se enriquecer com a miséria dos Mais humildes.
Sacrilégio usar o nome de Deus em vão... uma hora o castigo vem!
O Deus de Bolsomico e seus evangêlicos pentecostais de satanás é Lúcifer.

Falso messias! É 171 mesmo! Só quem não leu a bíblia fala que governar é missão de Deus! Jesus disse daí a Cesar o que de Cesar, e a Deus o que é de Deus! Analfabetos funcionais.
Irineu disse…
O fanatismo religioso na política chegou mesmo ao grau de insanidade.

Não bastasse Jair Bolsonaro transformar – com o beneplácito de pastores muito interessados na proximidade com o César – os cultos religiosos em seus comícios eleitorais, agora a sua mulher, Michelle, virou “pregadora” palaciana.

Falou quatro vezes mais tempo que ele, num culto em BH, hoje. E disse que o Palácio do Planalto foi, por muito tempo, “consagrado a demônios, cozinha consagrada a demônios, Planalto consagrado a demônios”.

E que, agora, graças a ela e ao marido, é “consagrado ao Senhor Jesus”.

Não se faça o jogo dos fariseus, que procuram colocar a religião e a fé a serviço de interesses eleitorais, dando importância demais ao fato de Bolsonaro estar se escondendo por detrás do discurso da mulher.
Michelle é apenas uma pessoa transtornada, que, seduzida pela corte de aduladores de seu marido por ter sido colocada na condição de “salvadora” de sua candidatura, tomou-se da soberba e esqueceu que ela “precede à ruína, e o orgulho, à queda.” (Provérbios 16, 18)

A ninguém de boa-fé se pode esperar concordância com o que ela diz, porque seria concordar que o país está numa guerra religiosa (nas suas palavras , “uma guerra do bem contra o mal”).
Muito menos que Jair Bolsonaro é “o rei que governa essa nação”, ainda que sua família, de fato, se assemelhe a uma corte imperial.

Ela não é louca (“”Podem me chamar de fanática, podem me chamar de louca. Eu vou continuar louvando nosso Deus. Vou continuar orando”).

É parte de um plano perverso de divisão do país em “crentes e não crentes” e, portanto, do caráter laico do Estado que é fundamento da democracia.

Aceitar isso é quase o mesmo que aceitar as fogueiras da Inquisição.

Aliás, um bom exemplo de “cozinha do Diabo”.
Ari disse…
O Capiroto do Planalto e seu projeto de morte...falando para os crentes miolos-mole...Fariseus...não são cristãos coisa alguma...
Deus não abandona seus filhos e vai nos salvar de tantas mentiras, de tantos aburdos que são ditos, de tanta falta de empatia com o sofrimento do povo, fora Bozo(filhote de satanás).
É patético ver o capeta Bozo na igreja ajoelhado pensando na próxima maldade!!
responder
Ele está pensando, será que isso engana os otarios?
O cara cria o maior ódio na sociedade em nome de Deus??? Foi isso que Cristo pregou???
O Deus deles é o mesmo de Malafaia, Flordelis, Valadão Waldomiro, Macedo, RR Soares... deste deus (minúsculo mesmo) eu quero distância! o deus deles é Satanás.
Essa balela de missão divina é coisa velha, desde o Antigo Egito. Bolsonaro não passa de um impostor que ajoelha em culto e se vale da histeria e ignorância alheias. Asquerosos.
CAPETAO ladrãoo acha que "DESTRUÍR O PAÍS É MISSÃO DE DEUS", como assim? Acredito que nem o gadinho protestantes Acredita num elemento que afirma que Cristo teria uma arma pra meter bala!!!.
Julio disse…
Acho lamentável usar a religião como instrumento para fins políticos! Infelizmente isso é recorrente de fariseus falsos cristãos que entram na politica.
Pelo que FEZ até agora, Bozo está é cumprindo uma missão do capeta para transformar o Brasil num inferno.
Dona Maria disse…
Bostanaro é tão mito, quanto Edir M. é bispo. Ambos especialistas em charlatanismo estatal e espiritual, roubar escancaradamente e ser idolatrado cegamente assim realmente é para poucos.
Francisco de Assis disse…
O PASTOR MILTON, SEU FIEL ESCUDEIRO, PROTEGIDO PELA NOVA PASTORA, TINHA UMA LEGIÃO DE ANJOS DA CARA SUJA, ARRECADANDO OURO E DISTRIBUINDO BÍBLIAS! 🎃
OS ANTICRISTO E FALSOS PROFETAS SEMPRE SE FAZEM PASSAR POR ENVIADOS DE DEUS!

QUEM ASSUME ALGUM CARGO NA POLÍTICA ASSUME UM PACTO COM O MAL, FALSOS PA$TORE$. UM VERDADEIRO CRISTÃO NÃO SERVE A POLÍTICOS.

Essas Igrejas Evangélicos são como supermercados. Não tem nada a ver com Deus. Esses pastores evangélicos exploram a miséria espiritual e material das pessoas.

Michele Bolsonaro, a MICHEQUE, a mulherzinha que recebeu um cheque de 89 mil reais do miliciano Fabrício Queiroz. Gentalha imunda. Deus passa longe dessa corja.
Deus não tem nada a ver com essa família imunda. Bolsonaro tem parte com lúcifer. E esses evangélicos brasileiros são escroques.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.