Pular para o conteúdo principal

Contra a comida envenenada




Um movimento chamado Banquetaço, formado por chefs de cozinha, nutricionistas, agricultores e membros de vários conselhos municipais de segurança alimentar, decidiu ir para o enfrentamento contra o “pacote do veneno”, que por intermédio de lei a ser aprovada pelo Congresso Nacional, abre legalmente a porteira para o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras brasileiras.
O que o Banquetaço defende com unhas e dentes é uma alimentação sadia e de verdade, com base em produtos oriundos da agricultora familiar, feita em cima de parâmetros da agroecologia. Ou seja, produtos naturais, sem a carga de veneno que os grandes produtores derramam  sobre as lavouras de soja, milho, algodão e cana de açúcar.
O alimento que chega à mesa do brasileiro é, em sua maioria, oriundo da agricultura familiar, que não tem hoje o incentivo que deveria ter. Bem ao contrário do que se propõe a divulgar com grande estardalhaço da mídia tradicional a Feira SENAR de Alimentos e Gastronomia, programada para este sábado no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Diz o pessoal do Banquetaço que essa feira vai na contra-mão do esforço que se faz em prol de uma agricultura limpa, na medida em que tenta uma aproximação da sociedade ao agronegócio, que em nome da produção em escala para exportação,  faz lobby pela salvaguardas das culturas tradicionais , dependente cada vez mais de cargas excessivas de agrotóxicos.
O movimento critica a realização da Feira SENAR , que “não passa de uma ação, uma cortina de fumaça, para esconder a política de envenenamento crescente da agricultura e pecuária, como pretende o setor que promove a iniciativa. Ao repudiá-la, conclamamos todos os trabalhadores da cadeia alimentar a cerrarem fileiras contra o pacote do veneno, exigindo a redução do uso dessas substâncias da morte na alimentação de todos nós”.
Só pra lembrar, o relator do PL que  facilita a comercialização de pesticidas  foi  o deputado maringaense Luiz Nishimori, elogiado pela bancada ruralista mas muito criticado pelos defensores da agroecologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.