Pular para o conteúdo principal

Centrão. Que bicho é esse?

 

Todo mundo ouve falar no Centrão, no mal  que esse grupo de parlamentares faz ao país por meio da sua atuação no Congresso Nacional, principalmente na Câmara dos Deputados. Mas afinal, que bicho é esse?

O Centrão vem desde a Constituinte, quando parlamentares direitistas se uniram para votar contra artigos que tornariam a Constituição de 1988 uma das mais avançadas da história do país. Mas com a Constituição Cidadã em vigor, eis que a direita decidiu repaginá-lo. E o fez, com Eduardo Cunha, que todo mundo sabe bem quem é. O bloco passou por vários governos, sempre chantageando os presidentes da república para obter vantagens.

Mas com Bolsonaro, o Centrão encontrou o que sempre procurou: a oportunidade de tomar conta do poder, deitar e rolar na obtenção de cargos no Executivo e de verbas, principalmente por meio de emendas parlamentares. Bolsonaro, que antes vociferava contra o Centrão, hoje é membro efetivo do mesmo, tanto que ingressou no PL para disputar a reeleição. E se entregou de corpo e alma ao dito cujo, inclusive criando o orçamento secreto e dando oxigênio para as tais emendas do relator. Para o ano que vem, serão R$ 19 bilhões do orçamento da União, a serem distribuídos  via emendas que desobrigam prestação de contas por seus beneficiários.

Mas quais partidos compõem o tal Centrão? São vários, mas os principais, que realmente mandam na bagaça são: PP (do Ricardo Barros, Ciro Nogueira e Arthur Lira), Republicanos, Solidariedade, PTB, PSD, parte do MDB e DEM (hoje União Brasil) PROS, PSC, Avante e Patriota.

 


Comentários

Jorjão disse…
Bela explicação Messias!
Carlos disse…
O centrão é composto do que é mais podre na politica brasileira, fazem parte dele os maiores canalhas e patifes da politica brasileira.
Décio disse…
O centrão acabando com o país.
Anônimo disse…
Destroem a Amazônia
Entregam as estatais
Deixam o povo à míngua
E corroem a democracia

Não são patriotas!
São párias mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.