Pular para o conteúdo principal

Centrão. Que bicho é esse?

 

Todo mundo ouve falar no Centrão, no mal  que esse grupo de parlamentares faz ao país por meio da sua atuação no Congresso Nacional, principalmente na Câmara dos Deputados. Mas afinal, que bicho é esse?

O Centrão vem desde a Constituinte, quando parlamentares direitistas se uniram para votar contra artigos que tornariam a Constituição de 1988 uma das mais avançadas da história do país. Mas com a Constituição Cidadã em vigor, eis que a direita decidiu repaginá-lo. E o fez, com Eduardo Cunha, que todo mundo sabe bem quem é. O bloco passou por vários governos, sempre chantageando os presidentes da república para obter vantagens.

Mas com Bolsonaro, o Centrão encontrou o que sempre procurou: a oportunidade de tomar conta do poder, deitar e rolar na obtenção de cargos no Executivo e de verbas, principalmente por meio de emendas parlamentares. Bolsonaro, que antes vociferava contra o Centrão, hoje é membro efetivo do mesmo, tanto que ingressou no PL para disputar a reeleição. E se entregou de corpo e alma ao dito cujo, inclusive criando o orçamento secreto e dando oxigênio para as tais emendas do relator. Para o ano que vem, serão R$ 19 bilhões do orçamento da União, a serem distribuídos  via emendas que desobrigam prestação de contas por seus beneficiários.

Mas quais partidos compõem o tal Centrão? São vários, mas os principais, que realmente mandam na bagaça são: PP (do Ricardo Barros, Ciro Nogueira e Arthur Lira), Republicanos, Solidariedade, PTB, PSD, parte do MDB e DEM (hoje União Brasil) PROS, PSC, Avante e Patriota.

 


Comentários

Jorjão disse…
Bela explicação Messias!
Carlos disse…
O centrão é composto do que é mais podre na politica brasileira, fazem parte dele os maiores canalhas e patifes da politica brasileira.
Décio disse…
O centrão acabando com o país.
Anônimo disse…
Destroem a Amazônia
Entregam as estatais
Deixam o povo à míngua
E corroem a democracia

Não são patriotas!
São párias mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?