Pular para o conteúdo principal

Mais de dois séculos da queda da Bastilha





Foi há 231 anos que os franceses mostraram ao mundo como é que se faz, jogando no chão e incendiando a terrível Bastilha, símbolo da opressão do antigo regime. Tudo bem que a Revolução Francesa teve pelo menos três fases e, tal qual Saturno, ela acabou engolindo seus próprios filhos, que em alguns casos mataram uns aos outros. Caso de  Robespierre, por exemplo, que mandou executar o também jacobino Danton , incomodado que estava com a pregação moderadora do ex-companheiro de lutas. E já no início da terceira fase da revolução, Robespierre provou do próprio veneno: teve sua cabeça cortada sob a acusação de endurecer  a sua lei do terror. O 14 de julho de 1789 é uma referência história que jamais pode ser esquecida.

Comentários

Anônimo disse…
Belo texto Messias, pois é o Paraná aumentando violentamente o numero de mortes por coronavirus e o governador Ratazana Junior(amiguinho intimo do Ulisses Maia) não prorroga a quarentena restritiva, ele é um genocida.
O Paraná sofre com falta de comando. Não tem gestão. Falta planejamento. Convivemos com duas epidemias ao mesmo tempo. Uma recente e inevitável, que resulta do Coronavírus, e outra mais antiga que é a Dengue. Com a Dengue, o Ratinho deixou a epidemia crescer em 1.000% neste último ano. Já com o Coronavírus não fez a contenção quando devia e agora não sabe o que fazer! Falta comando do Governador e sua equipe. Esse Governo não tem gestão.

Em momentos de extrema complexidade é que percebemos a capacidade de lidar com os interesses públicos. Esse teste é inconfundível. Resultado de um silogismo desse: o Governo Ratinho junior está perdido no momento mais difícil da pandemia. Lamentável!!! O Prefeito de Maringá neste momento critico libera geral Liberou a contaminação geral. As cidades circunvizinhas estão apavoradas diante de tanta irresponsabilidade. Esses desencontros governamentais, apadrinhados pelo Ministro da Saúde, das Forças Armadas, dão o cenário de luto para os brasileiros. Deus nos defenda.
Zé disse…
Precisamos de uma Revolução Francesa urgente, o voto no 17 teve uma parte que foi a mensagem antissistema. Todo politico é ladrão então vou votar no doido. Teve uma parte que foi pragmática. Não quero que o PT volte ao poder. O assustador é que estamos conhecendo uma terceira parte do voto no 17. O cara que votou no Bozo justamente por ser um adulador de torturador, que é miliciano/traficante/evangelico, que gostaria de metralhar comunista, que mede negro por arroba, que fraquejou quando teve filha, que é miliciano. Essa terceira parte é aterrorizante, pois ela não se importa com a morte. É desumana, selvagem, sem alma...

Ao primeiro grupo, correspondem os ignorantes. Ao segundo, os oportunistas. O último se compõe da escória de qualquer sociedade, os incivilizados e antisociais. Tal tríade não poderia legar nada de bom a nenhum país, nenhuma peça com tais personagens pode ter um final feliz...
Carlos disse…
Um Feliz 14 de Julho dia da queda da bastilha, a todos os progressistas! As conquistas sociais estão calcadas neste evento da revolução francesa!
Anônimo disse…
COMO SERÁ O AMANHÃ MEU CARO JORNALISTA MESSIAS MENDES? Bolsonaro e seus milicos no desgoverno,30 milhões de desempregados; milhares de comerciantes falidos;200 mil mortos pelo corona vírus; milhares de desempregados que se tornarão ladrões para sobreviverem e serão mortos pelas PMs;milhares de mulheres mortas pelos companheiros ou maridos; O Brasil com esse governo indecente acabou; SALVE-SE QUEM PUDER!;

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.