Pular para o conteúdo principal

O ENEM sob fogo cruzado. A quem interessa minar o exame?

O ENEM está sob bombardeio da mídia. O número de inscritos era de 4,6 milhões de estudantes, 3,4 milhões fizeram as provas, em 1.698 cidades, 11.646 locais e 128.000 salas. Total de provas impressas: 5 milhões. Ocorreram dois erros, um assumido pela gráfica, que afetaram 200 alunos neste universo de 3,4 milhões. O outro erro, esses de responsabilidade do Inep foi o cabeçalho do cartão-resposta, onde inverteram os títulos, por falta de revisão, o que é um erro injustificável realmente.
Mas o próprio Ministério da Educação deu garantias de que os prejudicados poderão fazer a prova novamente, sem que haja prejuízo algum aos demais participantes do exame.
Então, pra que tanto barulho? A quem interessa acabar com a credibilidade do ENEM? Lembrmeos que a nota do exame é utilizada por várias universidades públicas (não entendo porque a nossa Universidade de Maringá não aderiu ao ENEM até hoje). Além disso, o exame serve de avaliação para bolsa do PRO-UNI.
Quem não quer a democratização do ensino superior? Quem resiste a mecanismos que possam facilitar o ingresso de pessoas menos aquinhoadas no terceiro grau? Quem, cara pálida?
Perceberam como a Rede Globo bate no ENEM? Como os grandes jornais e revistonas tentaqm ridicularizar as falas do Ministro Hadadd sobre o problema? Por que será? O que estaria por trás disso?
Elementar? Não meu caro Watson, não é tão elementar assim, mas dá pra perceber de onde vem a fumaça dos interesses escusos. Alguém aí falou em poderosos grupos privados diretamente envolvidos com cursinhos pre-vestibulares?
Com a sua devida lidença, invoco o santo protetor do amigo Balestra: Valei-me são Serapião!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.